Gavestática 46 – A Terra Média e a Era Hiboriana


Salve, ratos e traças! Depois de um pequeno hiato, estamos de volta e mais nerds do que nunca! Falaremos hoje de dois grandes cenários da fantasia de espada e feitiçaria: A Terra Média de Tolkien e a Era Hiboriana, de Robert E. Howard, dando um maior destaque nesse último.

Entre na sala, pegue um café e participe da conversa mandando um e-mail para contato@gaveteiro.com ou acessando nosso fórum!

Reproduzir

Tamanho: 25,9 mb
Duração: 55:16
Feed do Podcast

Conheça mais sobre o Eduardo Spohr!

Blog Filosofia Nerd
Twitter
Nerdcast

Contos comentados:

A Torre do Elefante
Xuthal do Crepúsculo
A Fênix na Espada
As Negras Noites de Zamboula
Nas Montanhas da Loucura

Compre pelo submarino:

– Livro: Conan – O Cimério Vol. 2
– Livro: A Batalha do Apocalipse, edição especial
– Livro: O Silmarillion

Comentado no Bloco de Notas:

– Imagem Projetada: Entrevista com Rodrigo Carreiro
Tenga Egg

Outros podcasts com temas parecidos:

Gavestática 12 – Mitologia Nórdica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

31 Comentários para “Gavestática 46 – A Terra Média e a Era Hiboriana”

  1. Yvis Tomazini disse:

    Aí é irado, rapaziada!

    Abraços! =)

  2. Fábio Nazaré disse:

    Muito bom o programa, talvez esteja no meu Top3 de Gavestáticas. Não conheço nada de ambos os universos, mas fiquei bastante interessado em procurar mais sobre Conan, especialmente os contos. Já Terra Média, ainda não tenho interesse rsrs.

  3. Yvis Tomazini disse:

    O que o Spohr comentou sobre jogar no cenário da Terra Média é bem verdade mesmo. A não ser que você não esteja preocupado em geral uma linha histórica alternativa, vai ficar bastante limitado mesmo. Ainda mais se optar por jogar na 3ª Era, durante a guerra do anel e tal.

    E isto me fez lembrar um episódio de uma campanha do meu antigo grupo jogado nas terras do Tolkien. Eu era um ladrão na Cidade do Lago e ainda não havia encontrado o grupo. Eles estavam em Bree exatamente na mesma noite que os Nazguls invadiriam o lugarejo derrubando o portão e esmagando o velho guarda. Tudo levava a crer que era apenas um momento antes dos eventos conhecidos. Eis que um anão do grupo pára de andar do nada, põe a mão no ombro do velho guarda, olha dentro dos seus olhos, e diz: “Tenha uma boa noite.” Hauhauahu Humor negro total.

    • Diego Flyfish disse:

      Hahaha GENIAL!

      É complicado, mas de certa forma é interessante… Acho que se o mestre bolar a aventura de uma forma legal, dá pra fazer um paralelo bacana com a guerra do anel… Mas acho que realmente não ia render uma campanha muito grande.

      Isso me lembrou aquele mmoRPG de Senhor dos Anéis (Lord of The Rings Online), que parece que é bem isso daí… Mas não joguei muito pra ter uma noção clara de como que funcionava as aventuras.

  4. Manu Agra disse:

    Não sei nd de nd de Conan, mas o gavestática tava legal.
    Eu bem que senti falta da voz da Vivi… tá explicado! rsrsrs

  5. Igor disse:

    Demais!

  6. Salve Salve Engavetados.

    Caramba Eduardo Spohr, não acreditei quando vi, ainda estou lendo o livro…hauhauaha

    Não sei nada sobre Conan, tirando o RPG que comprei e acabei vendendo pelo dobro do preço anos mais tarde….rs E filmes é claro com o Arnold Schwarzenegger.
    Sobre a Terra média, só sei o que li no wiki e na trilogia do anel.
    Achei muito bom o pod, ficou bem bacana, conseguiram andar bem com o tema sem se perder, como normalmente acontece…hauahua
    Uma observação que eu queria fazer sobre os dois mundos, é a diferença gritante entre eles, Tolkien e Howard pareciam grupos rivais de escolha, cada um com seu grupinho…rs Pelo menos vejo assim devido ao Tolkien ter toda aquele grupo que se reunia no bar, entre eles o C.S. Lewis, que escreviam sobre fantasia e como até falaram que o Tolkien colocou muito da religião nos livros, o Lewis fez muito isso em Nárnia, mostrando o Leão indo ao calvário e ressuscitando(metaforicamente). Agora o Howard e o Lovercraft parecem mais um grupo de, pode se dizer, colunistas de revista que tinham vontade de criar um universo somente deles com um tema mais adulto e sombrio, posso estar errado claro, Aiken que me corrija..rs
    Tirando isso, uma observação é que na época em que o Tolkien escrevia os livros, toda a Europa estava passando pela 2° Guerra Mundial, muita mais avassaladora que a 1°, por isso muito da obra dele parece extensa e chata, ele estava passando por uma época difícil e pelo que se especula ele colocou muito disso nos livros.
    Poderia ficar aqui falando mas melhor parar…rs

    Grande abraço e espero ansioso o próximo programa.

  7. arthur disse:

    caramba post muito legal gostaria de ter visto esse blog antes ,entendo bastante sobre os dois universos tratados no podcast realmente são dois mundos estremamente ricos muito bom o podcast, citar berserker foi bom uma vez que o proprio autor de berserk admitio ter se inspirado em Conan… as antigas revistas Espada Selvagem Conan sempre vinham com informações extras sobre era hiboriana hoje essas informações só na net ou livros =/. belo trabalho pessoal!

    • Diego Flyfish disse:

      Receber elogios de quem entende do assunto é sempre bom! Hehe… Me lembro que na época que falamos sobre mitologia nórdica, fomos escrachados pelos especialistas Huhauaha

  8. Dante disse:

    Parabens pelo ótimo podcast! Curti muito!

  9. Primeira vez por aqui pessoal. Estão de parabens mesmo. Excelente papo sobre ambos os universos. Sobre a era hiboriana eu não tenho tanto conhecimento, mas sobre terra média sim. Isso me vez ficar super interessado pelo universo do conan, visto que voces todos preferem ele. Já fui atrás e iniciarei minhas leituras. E conferi os outros titulos dos podcasts, muita coisa boa. Ganharam mais um fan. Abraços

    • Diego Flyfish disse:

      Pra falar a verdade, eu sempre curti muito a Terra Média e sabia muito pouco sobre Conan. Tou começando a me interessar pela Era Hiboriana agora também. =]

      Já estou na expectativa do novo filme do Conan… Agora é esperar pra não ser uma bomba, como foi o segundo do Arnold Hehehe

  10. Lars disse:

    Excelente podcast! Eu não conhecia, mas agora escutarei todos! Difícil achar um podcast que seja bem feito e não tenha nada irritante hahaha
    abraços

  11. Great! Nada como encontrar um novo podcast parar preencher uma viagem de balaio pelas ruas de BH!!!
    Satisfação conhecê-los.
    Não sei se já existe algum Podcast sobre RPG, mas pra alguém que não conhece o jogo ficou uma curiosidade, duvidas sobre os termos em fim, vou procurar ai nos quarenta e poucos se tem algo parecido, se não existir fica a sugestão!

    Vida longa ao podcast!

  12. joNAS disse:

    Nunca li sobre Conan… e nem o filme lembro direito, mas me motivou a fazer uma sessao com meus amigos pra ver esse classivo.

    Show o podcast =D

  13. Opa antes de qualquer coisa, obrigado pela citação,
    podem esperar que irei floodar geral nos comments eheheh.
    Não, sério, como vcs costumam interagir nos comentários,
    isso estimula novos comentários! XD

    Sobre o programa, estava ótimo, Eduardo Spohr manja muito
    e é gente finíssima, assim como todos vocês (tudo fã do Edu, eheheh, nervosões ahhaha).

    Se tu procurar por Bárbaro no dicionário (ou no Google) vai achar a foto do Conan. Ótima sacada do Edu, a explicar a natureza do Conan como Chaotic Good do D&D.

    Sobre RPG, depois de ouvir o Nerdcast 251 (de RPG for real, vcs já ouviram esse?) eu e meus amigos voltamos a jogar, e olha que tem gente pra jogar, da última vez estávamos em 7 players + o mestre, claro que assim é muita gente, mas fazer o que né hehehe.

    • Diego Flyfish disse:

      Eu sempre lembro do meu “grupo” que era apenas eu de mestre mais 2 (as vezes 1) jogadores. Outras vezes, eu ficava só na aventura solo #foreveralone

      Esse nerdcast é muito foda! O melhor nerdcast que já ouvi (talvez o melhor podcast, de uma forma geral). Até fiz uma animação pros caras:

      Eles comentaram no nerdcast 252, mas falaram como se o Gaveteiro fosse uma pessoa e não um site
      Hahaha

      Abração!

      • Ahhh claro que vi essa animação, foi assim que descobri
        vosso site e podcast. Genial essa animação.

        Bah 1 player só ehhehe, RPG Single Player, só com uns bots uahuahuah.

        Eu acho que 4 ou 5 é um número bom de players.

  14. Wallach disse:

    Esse entrou pra história!

    Como não sei muito sobre Tolkien e Robert E. Howard, não tenho muito a comentar, enfim, gostei muito do podcast, parabéns!

  15. hermes moura disse:

    dae galera, eu ja escutei uns outros pod’s de voces
    esse ultimo eu achei irado pois estou lendo o livro do eduardo e muito bom poder conhecer um pouco mais sobre o autor. nunca comentei aqui mas agora pretendo sempre postar pois escutei voces falando que é bom pra saber se foi maneiro ou nao. quanto ao pod em si eu achei muito bom outro dia escutei sobre jogos em rts e voces nao comentaram sobre company of heroes, nao sei se voces nao conhecem ou só falaram de jogos um pouco mais velhos, se nao fica a dica de um jogo muito bem feito.
    um abraço

  16. Da hora o podcast de vocês! Acabei descobrindo através do Eduardo Spohr.
    Mas, hein, vocês falaram bastante da Era Hiboriana, porém pouco da Terra-Média.
    Talvez mande um e-mail…

    • Diego Flyfish disse:

      Pois é, Isabela… Essa não era a intenção inicial, mas o papo acabou encaminhando mais pra Era Hiboriana mesmo. Ironicamente, eu simpatizo mais com a Terra-Média, mas acabei falando pouco dela mesmo. Mas nada impede que a gente faça um programa exclusivo sobre as obras de Tolkien.

      E mande seu email! =)

  17. david disse:

    muito bom, ficou muito legal a participacao do Eduardo e da Vivi rsrs agora deu vontade de saber mais sobre o universo Conan e do Senhor dos Aneis vlw ate o proximo

  18. neto disse:

    Opa, até que em fim voltaram…e como sempre com um ótimo Gavestática, reparei que nesse a vivi ficou meia por fora do assunto.

    é sobre meu ultimo comentário… eu tava só lembrando que ele morreu -.-‘

    Não devia ter comentado kkkkkkk….

    Vlw abraço a todos vocês.

  19. Leo da Matta disse:

    Iradíssimo o Gavestática…confesso q escutei 100% pela Terra – Média, mas o Spohr fala tão bem q fiquei curioso pela era Hiboriana. Mto bom ver esse Podcast crescendo! parabéns, continuem assim!

  20. Leo da Matta disse:

    Esse foi o melhor Gavestática ever! confesso que só conheço a Terra – Média, mas o Spohr fala tão bem sobre a Era Hiboriana que fiquei querendo ler. Parabéns pelo pod! fantástico!

  21. Leo da Matta disse:

    ahh sim, pulei aki quando ouvi a música do Baldur’s Gate =D

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution