GavetaGrid – Red Bull te dá asas!

Nada melhor do que a frase chavão da fabricante de energéticos para ilustrar o início de temporada do alemão voador Sebastian Vettel e de seu carro fantástico. Em sete corridas, Seb venceu cinco provas a bordo do RBR7 e mesmo que não marque pontos nas três próximas etapas do campeonato, ainda será o primeiro (moleza?!). Que o cara é bom, não se contesta, mas como uma equipe sem tradição na F-1, ou no automobilismo, conseguiu chegar tão longe, e em tão pouco tempo? Só voando mesmo.

Imaginem só, quando em uma reunião ordinária entre os chefões da fabricante de energéticos, há oito anos, surge uma idéia (provavelmente do fundo da mesa): “que tal montarmos uma equipe de F-1?”. Putz! Se eu tivesse naquela sala, diria umas boas para o louco que falou isso, certamente o peste era um estagiário. Pois é, menos de uma década depois, a Red Bull não é só a maior fabricante de bebidas energéticas do mundo como também é a dona da melhor equipe de F-1 da atualidade.

Para impulsionar e custear o desenvolvimento de toda a tecnologia empregada na categoria, dinheiro não falta. Muito pelo contrário, sobra. Pra se brigar com Ferrari, McLaren e Mercedes é necessária muita dedica$$$ão (entenderam?! rsrs) e isso eles tem. Há quem diga que o dinheiro não traz felicidade, mas comprou o maior projetista que a F-1 já conheceu, o gênio Adrian Newey (que fez história na Williams na década de 90 e na McLaren na década seguinte), e mais uma cambada de engenheiros e mecânicos extremamente competentes (entre eles o diretor técnico Cristian Horner). Não tinha como não dar certo. Finalmente, a receita se completa com um jovem campeão, quem de tão arrojado se mostra imbatível.

Adrian Newey

O melhor carro, a melhor equipe, o melhor piloto. Chega a ser ridículo se acompanhar uma corrida em 2011. Vettel sempre é o protagonista, mesmo quando não vence. O que eu não entendo é o interesse da Red Bull em manter o australiano Mark Webber… O coroa é marrento, faz biquinho de insatisfeito, briga pela atenção fora da pista, mas não a merece dentro do carro. Como toda regra que se preze, Webber é a exceção da Red Bull (não por muito tempo, pois as chances dele rodar no final do ano são grandes).

Pois é, desde 2009, o touro vermelho vem mostrando suas asinhas, ganhando provas e disputando campeonatos, uma verdadeira façanha para uma equipe relativamente nova, que há pouco tempo corria no final do pelotão intermediário com o escocês David Couthard. Traçando um paralelo com a atual F-1, é como se imaginássemos uma Virgin ou Hispânia sendo campeã daqui a 5 aninhos, pode?! Eu não consigo!

O melhor de tudo mesmo é ver Ferraris, McLarens, Mercedes e Williams comendo dobrado com todas as suas décadas de história e conquistas, comendo tampado e sem um Red Bull pra ajudar a descer, até porque ela já está atravessada na goela. A F-1 é isso, tradição não ganha campeonato. Já vi o melhor carro ganhar um campeonato em detrimento do melhor piloto (o inverso também já se confirmou), difícil será alguém ganhar dos dois juntos, ainda mais cheios de energético correndo nas veias.

O que era para ser uma jogada de marketing agressivo de seu produto, virou coisa séria até demais. Duro é olhar pra latinha e ler a frase: “se beber, não dirija”.

Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

2 Comentários para “GavetaGrid – Red Bull te dá asas!”

  1. Milton Rodrigues disse:

    A Red Bull tá foda mesmo, a marca tá atacando tudo que é esporte automobilístico há algum tempo. Eu só queria entender a relação da marca com a equipe espanhola “Toro Rosso” que é praticamente a mesma coisa não?!

    • Igor disse:

      Milton, até o ano passado, ambas as equipes eram coordenadas pelo mesmo grupo, até porque TORO ROSSO é RED BULL em espanhol. Mesmo as duas equipes pertencendo à fabricante de energéticos, elas agora são administradas idividualmente, fazem seus próprios contratos e usam motores distintos. Interessante, né?! Abraços.

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution