Gavetech – Processadores

Oi pessoal,

O micro processador ou CPU (Unidade central de processamento) é a peça mais complexa e cara (nem sempre) de um computador. Ele pode efetuar operações aritméticas e lógicas muito mais rápido que qualquer ser humano por causa de sua velocidade.

A velocidade de um processador não é medida em minutos, mas em ciclos por segundo também chamado de clock. O clock indica quantas instruções podem ser executadas a cada segundo, sua medição é feita em Hertz (Hz).

Sendo:

1000Hz = 1KHz
1000KHz = 1MHz
1000MHz = 1GHz

Exemplo: um micro processador Sempron LE 1150 que opera numa frequência de 2.0GHz (gigahert’s) é capaz de efetuar 2 bilhões de ciclos por segundo, a frequência do processador pode ser chamado de clock interno.

O clock externo de um processador ou FSB (front side bus) é a velocidade do barramento de comunicação entre o processador,placa mãe e a memória.

Atualmente os micros processadores partiram para os multi-núcleos devido a dificuldade de fazer processadores com grandes freqüências devido ao aquecimento e gasto de energia elevados.

Quanto mais núcleos, melhor será o processador, sendo esse usado por aplicativos que suportem multiprocessamento.

No mercado atual existem 2 empresas que vendem micros processadores: a AMD (Advanced micros devices) e a Intel.

Sempron_______X____Celeron

Atlhon x2_______X____Pentium Dual Core

Phenom x3,x4___X____Core 2 Duo e Core 2 Quad.

Phenom II______X____Intel i5 e i7

A tabelinha acima indica a gama de processadores que brigam entre si, os Sempron, por exemplo, é a linha de processadores de baixo custo da AMD que compete com a linha Celeron da Intel

Isso também reflete no preço final. Um Celeron é muito mais barato que um Intel i5 pelo fato que possui uma arquitetura mais fraca, enfim, um desempenho muito inferior.

Fiquem atentos pessoal o processador é algo que deve ser bem escolhido e irá refletir no desempenho final do seu querido computador.

No próximo Gavetech falarei sobre Overclock! E como queimar alguns processadores…

Não percam!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

4 Comentários para “Gavetech – Processadores”

  1. Flyfish disse:

    Esses Gavetechs do Fleickor estão me fazendo aprender coisas que eu sempre quis saber, mas não tinha saco de perguntar. Hehehe… Esse lance desses processadores “novos” com vários núcleos. Nunca entendi o porque disso… Agora que você falou, realmente faz todo o sentido o lance da temperatura.

  2. Anderson disse:

    eu ja queimei processadores fazendo overclock, esquenta mais ai ferroum AMD rulez pq é mais barato

  3. Alexandre disse:

    Eu considero meu processador bem bom,é um Pentium 4,ele nunca queima…Pelo menos não comigo.
    Òtimo artigo Fleikcor!

  4. Flyfish disse:

    @Alexandre

    Até porque se queimar, a coisa fica feia! Hehehe

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution