Gavetech: Cloud Computing

Olá traças! Hoje irei falar sobre o que está sendo considerado o futuro dos computadores, Cloud Computing.

O que é Cloud Computing?

O termo Cloud Computing (computador em nuvens) se refere a serviços hosteados na própria internet visando oferecer os mesmos recursos de um sistema operacional. O termo vem da idéia onde o hardware não seria mais de tanta importância e com o sistema operacional sendo rodado através da própria internet (a grande nuvem dos computadores), não haverá mais a necessidade de super máquinas, o usuário poderá armazenar seus arquivos na própria rede e executar seus softwares a partir da própria internet.

Com a evolução dos processadores, onde os mais simples já conseguem executar as tarefas de WEB com certa folga, e a portabilidade dos computadores crescendo a cada dia, serviços diversos já são encontrados na rede, e, o melhor de tudo, grande parte são gratuitos.

Um bom exemplo é o “meebo” que fornece serviço de mensagens instantâneas como MSN, AIM, ICQ, Yahoo e outros, com uma interface gráfica simples e leve.

A Adobe também lançou a um tempo sua versão online do Photoshop, onde é possível criar, abrir e modificar imagens a partir do próprio browser.

Já sobre os sistemas operacionais via internet, atualmente, o Google parece que vai dar sua grande cartada. Sendo pioneira na tecnologia, e seus serviços sendo os mais diversos, desde o famoso Orkut (rede social), Google Docs (edição e armazenamento de textos e planilhas), Youtube (compartilhador de vídeos) e Google talk (Mensageiro instantâneo).

A empresa está preparando um S.O. chamado de “Google Chrome OS”, baseado em Linux (Microsoft que se cuide) e, é claro, com código fonte aberto. O Chrome OS será lançado no segundo semestre deste ano para o público em geral  e o alvo são os usuários domésticos, que apenas utilizam a internet em seus afazeres diários.

Como nem tudo é maravilhoso o cloud computing tem suas desvantagens, o problema da privacidade e segurança é um fator a se considerar. Tendo todos os seus arquivos na “grande nuvem” sua vulnerabilidade é maior, além disso, vírus e outros problemas que existem na internet também podem afetá-lo. O que deverá ser sanado no futuro, com a criação de antivírus que rodem na própria web.

E, por fim, o problema de disponibilidade de serviço. Como ficamos dependente da internet, se o serviço cair, ficar fora do ar é uma coisa a se preocupar, pois, ficaríamos sem poder usar o computador.

O que nos aguarda por aí se essa moda pegar? Estarão nossas torres com os dias contados? Bom, se sim ou não, vale lembrar que jogos em flash não são a minha praia. rs

Obrigado pessoal, até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

Sem comentários ainda para “Gavetech: Cloud Computing”

  1. Anderson disse:

    o google sempre tenteando dominar o mundo…

  2. Tarta disse:

    conquistar o mundo é o objetivo de todas as empresar de tecnologia. Espero que eu ainda esteja vivo, quando chegar a era das máquinas, igualzinho no exteminador do futuro ou matrix hehehehehe.

  3. Harijan disse:

    A falta da possibilidade usar o PC sozinho no lar é um convite pra negação desse sistema.
    Ainda mais quando existem picos de luz e postes caindo em temporal.

    Se a eletricidade se tornar wi-fi, aí sim talvez role… talvez.

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution