Gavestúdio: Uma trilha sonora para o Natal

musica-natalina-pode-ser-de-qualidade

Salve traças, tracinhas e trações! Finalmente chegou o natal: muita correria, muita comilança, presentes, celebrações e, claro, a eterna epidemia de falta de originalidade que assola a TV e o rádio, especialmente no que diz respeito à programação musical. Esta é a época em que o Roberto Carlos é resgatado do limbo, que John Lennon se remexe no túmulo e que Papai Noel pensa duas vezes antes de sair de seu silencioso Polo Norte para enfrentar toda essa lixeira auditiva que insiste em nos atormentar, dezembro após dezembro.

Eu não sei quanto a vocês, mas se tem uma coisa que eu não suporto mais ver (e ouvir) é toda essa programação “especial” de Natal. Sério, quem ainda aguenta aquelas ultramanjadas versões de Happy Xmas (War is over), em todos os idiomas e dialetos conhecidos pela humanidade? Concordo que ela seja, de fato, uma excelente canção, com belos arranjos, uma mensagem inspiradora e tudo o mais. O problema é que ela já é quase tão certa de tocar exaustivamente em cada caixa de som nesta época do ano quanto o filme do Grinch é certo de passar pela trilhonésima vez na TV,o que nos faz questionar se existem tão poucas boas músicas de natal no mundo ou se o problema está mesmo no estagiário preguiçoso que escolhe o repertório que será tocado em toda a grande mídia deste país. E eu não vou nem comentar as versões “sertanejas” de temas natalinos que abundam por aí, para não entrar em depressão…

Portanto, é pensando em salvá-lo desse mar de mediocridade artística que hoje estou trazendo algumas indicações do melhor da música natalina, como você provavelmente nunca as ouviu. A seleção de hoje vai reunir algumas composições curiosas de diversos artistas que se dedicaram a produzir álbuns inteiramente voltados à celebração dessa data, para você comemorar uma verdadeira noite feliz junto com a família e os amigos. Aperte os cintos, recline a cadeira e aumente o volume, porque está começando mais uma edição da série “Músicos que você deveria conhecer – Especial de Natal”!

E nada melhor para começar as indicações do dia do que com o eterno Elvis Presley, um cara que, infelizmente, é muito mais citado do que escutado pela galera mais jovem. Lançado em 1957, o Elvis Christmas Album foi um sucesso imediato, que aproveitou a boa fase do cantor e a qualidade inegável das canções que ele imortalizou neste disco, com destaque para a versão rock ‘n roll de Santa Bring My Baby Back, para não deixar ninguém parado na sala. Imperdível:

Para os meus amigos headbangers, que preferem comemorar esta data com um som mais pesado, indico a coletânea We wish you a Metal Xmas, lançada em 2008, que reúne diversas versões feitas por Alice Cooper, Lemmy Kilmister, Ronnie James Dio (que estará sempre conosco), Tony Iommi, Dave Grohl e muito mais! Tudo com muita distorção e velocidade, para bater cabeça e ser feliz.

E se você, como eu, é um saudosista incorrigível e amante de um bom jazz, então eu o convido a retornar aos anos dourados por alguns alegres minutos, com este elegantíssimo álbum de uma das mais belas vozes femininas de todos os tempos: Ella Wishes You A Swinging Christmas, da Ella Fitzgerald, lançado em 1960. Ideal para desfrutar junto a uma boa companhia, uma taça de vinho e uma ceia a luz de velas:

Como não podia faltar, os sulistas mais famosos do mundo não ficaram para trás e nos presentearam com essas maravilhosas versões em Blues e Southern Rock de clássicos natalinos, com toda sua riqueza e esplendor musicais. Estou falando do excelente álbum Christmas Time Again, do Lynyrd Skynyrd, lançado em 2000, e que soa melhor ainda quando ouvido no carro, a caminho da festa na casa da família (infelizmente, por ser um álbum bem ofuscado na vasta discografia da banda, só consegui encontrar algumas faixas isoladas no Youtube, então estou deixando o link de uma delas, para se ter uma ideia de como é o disco):

É isso aí pessoal! Espero que tenham gostado dessa modesta seleção de trilha sonora para alegrar o seu natal. Infelizmente não consegui encontrar nenhum bom álbum brasileiro com versões de músicas natalinas, por isso ficaremos sem nenhuma menção nacional desta vez, infelizmente. Se alguém souber de algum, deixe nos comentários a indicação, que ficarei feliz em conhecer.

Desejo a todos um ótimo natal e um ano novo de muitas conquistas. Um abraço especial à galera do Gaveteiro e a todos os que acompanham esta singela coluna. Sou muito grato a vocês pela oportunidade do espaço e pelo reconhecimento do trabalho.

Muito obrigado e até o ano que vem!

P.H.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

3 Comentários para “Gavestúdio: Uma trilha sonora para o Natal”

  1. Flávio Sk8 disse:

    mais um ótimo gavestática ri horrores já ouvi todos os podcast 13 vezes consecutivas muahaha viciadão!!!
    vou compartilha uma coisa bizarra e assustadora que aconteceu comigo, uns 2 anos atrás, estava descendo de skate numa rua nas proximidades da minha casa que por incrível que pareça fica próximo ao cemitério, isso la pelas 23;00 horas da noite quando eu olho uma senhora com um urubu amarrado numa corda ou algo do tipo não me recordo, enfim ela passeando com um urubu!!! caras meu susto foi tão filho da put* perdi o controle do skate ”CARAS METI A BOCA NA PLACA DE UM OPALA VELHO E BATI O OLHO NO 666 DA PLACA QUANDO OLHO PRA TRAZ A SENHORINHA NÃO TAVA MAIS ATRÁS, minha vergonha e medo foi tamanha quando olho pra minha calça toda molhada de urina. kkk sem duvidas foi o maior cagaço que passei na minha vida…

  2. Flávio Sk8 disse:

    puts comentei lugar errado era pra ser no podcast 66 mais já que tá ai deixa ai vai saber se não foi a velha maldita que amaldiçoou por falar do nosso encontro kkk

  3. Pedro H. disse:

    Huaheuaheuaheu quem sabe, né?

    Que história bizarra!
    Tomara que a maldição não seja contagiosa heheh

    Agora que já está aqui, espero que goste das indicações deste post ^^

    Um grande abraço!

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution