Crítica Literária: Harry Potter e o enigma do Príncipe

Voila! Neste dia 15 de julho de 2009 chega aos cinemas mundiais mais um filme de Harry Potter, o sexto da saga cinematográfica. Há pouco tempo tirei o livro Enigma do Prícipe (Harry Poter and the Half-Blood Prince – 2005) da gaveta, dada a grande expectativa que teci sobre a adaptação que se aproxima. Na minha opinião (a mesma da maioria dos fãs), Harry Potter e o Enigma do Príncipe é, certamente, o melhor volume e também o mais sombrio da série e não menos se espera ver na tela gigante, comendo pipoca e tomando refrigerante, é claro!


Na trama literária homônima, logo após a perda de um querido amigo (um dos personagens principais vestiu o paletó de madeira em A Ordem da Fênix, o quinto livro – publicado em 2003), o bruxo que dá nome a história se vê diante de um amadurecimento imposto pelo destino: seu inimigo Voldemort recuperou a plenitude de seus poderes e, juntamente com seus Comensais da Morte, quer por fim a esse embate que já dura 16 anos. O duelo final se aproxima. Diante de tal encruzilhada, o bruxo adolescente é acompanhado de perto pelo sábio professor Dumbledore, sedimentando entre ambos uma relação de cumplicidade e confiança, tudo no intuito de conhecer os verdadeiros poderes, assim como e as fraquezas do arquiinimigo da comunidade bruxa.

O diferencial desta fantástica obra literária frente às demais é a objetividade e a inteligência na condução da trama, vez que a autora J. K. Rowling deixa de lado toda a enrolação experimentada nos tomos quatro e cinco para decidir o futuro de seu protagonista. Harry se torna adulto prematuramente quando, na eminência de seu derradeiro embate com a encarnação do mal, tem que lidar com seus sentimentos afetivos (love is in the air rsrs), o estudo do adversário e, principalmente, ir bem nas aulas da escola de magia e bruxaria de Hogwarts.

Em arremate, espero o melhor filme para o melhor livro de Harry Potter. Aplaudirei de pé se o diretor David Yates conseguir concentrar nos 150min prometidos para o longa as 510 páginas de uma história coesa e sem furos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

7 Comentários para “Crítica Literária: Harry Potter e o enigma do Príncipe”

  1. Raphael Redfield disse:

    Esse livro é um dos melhores, apesar que eu prefiro o 5°, por todas as cenas que dá vontade de bater no harry…rs
    Mas esse tem todo aquele lance de pré-batalha final, Harry vai descobrir coisas muito importantes e as coisas que ocorrem no livro são de ficar de boca aberta.
    Para o filme eu estou esperando o melhor ( apesar que na época que saiu o 3° me iludi que seria bom e foi um desastre sem igual ), esse livro tem uma história digamos mais curta que os outros, não quanto as páginas, mas a tudo que ocorre, se o diretor conseguir passar para a telas a alma deste livro e fazer o coração das pessoas sentirem o que nós sentimos ao ler a última página, esse filme vai ser o mais emocionante de todos.( o 7A e 7B serão uma merda já sabemos então, aproveitemos este..rs )

  2. Fábio disse:

    Quem vocês gostariam que dirigisse a adaptação do último livro? Desculpe a ignorância, nao sou muito fã de Potter, mas depois de o Enigma do Príncipe são quantos volumes que restam?

  3. Evilzin disse:

    depois do enigma sobra só o ultimo, o que eu não tenho ainda!! hduashudsahu

    😡

    eu tenho que comprar tantos livros… A coleção inteira da Torre Negra (Stephen King), A chave de salomão (Dan Brown), entre outro : )

  4. Igor disse:

    Hehe, colocaram o texto do tópico errado. Era para ser “Harry Potter e o enigma do filme”. Esses meus estagiários me matam de vergonha!

  5. Fábio disse:

    ehehe… ae, se vc for ver o q falta pra pra ler, assistir e afins, eh capaz de ficar louco

  6. Eloine disse:

    Eu acabei de chegar do cinema!!
    Vi na primeira sessão,2 horas e meia de filme!!
    Recomendo

  7. Manu disse:

    Eu até gostei do filme.. mas acho que focou em muita besteira.. [beijos, namoricos, etc] e toda a ação ficou de lado [as lutas que tem no final do livro, por exemplo.]

    Mas pra quem ta acompanhando só os filmes é muito bom!! Mas como eu sou mt exigente e adoro detalhes.. acho que deixou um pouco a desejar ;/ Mas tava muito bem feito, os efeitos especiais como sempre estavam muito bons!

    Enfim, recomendo. =)

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution