Manual de Sobrevivência: Lasanha de Bacalhau

Olá, olá! Conforme prometido, hoje é o dia do prato principal do almoço de Páscoa. Tem gente que gosta de comer bacalhau na sexta-feira santa, tem gente que gosta de fazer no domingo mesmo. Eu, particularmente, prefiro a primeira opção. Bom, testei essa receita na semana passada e ficou uma delícia. Todo mundo aqui de casa comeu e elogiou muito. Então, crianças, mãos à obra que a receita é fácil.

Ingredientes e utensílios:

– 500 gramas de massa para lasanha
– 4 colheres de sopa de azeite
– 4 dentes de alho amassados
– 1/2 kilo de bacalhau desfiado
– 1 tomate grande picado sem semente
– salsinha e cebolinha
– sal e pimenta a gosto
– 400 gramas de mussarela
– 1/2 litro de molho de tomate pronto
– queijo ralado para polvilhar
– 1 assadeira alta
– 1 panela grande

Modo de Fazer:
Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro e vá trocando a água em intervalos de aproximadamente 4 horas para que todo o sal saia. Feito isso, coloque para ferver água suficiente para cozinhar todo o bacalhau. Assim que levantar fervura, coloque o bacalhau na água e espere ferver novamente. Cozinhe por aproximadamente 3 minutos. Escorra o bacalhau e espere esfriar um pouco para que você possa desfiar.
Hora das dicas: compre o bacalhau em lascas, assim vai ficar mais fácil desfiar. Caso você tenha um processador de alimentos em casa, seu trabalho vai ficar mais fácil ainda, se não tiver, utilize as mãos mesmo.

Momento do recheio:

Em uma panela aqueça o azeite e frite o alho. Junte o tomate picado e refogue até derreter quase totalmente. Adicione o bacalhau, a pimenta, salsinha e a cebolinha. Cozinhe por mais alguns minutos. Prove o sal e acrescente se estiver faltando, mas não muito por causa do molho e do queijo que vão entrar na montagem do prato. Desligue e reserve.
Forre o fundo da assadeira com um pouco do molho de tomate. A seguir, intercale em camadas: folhas de lasanha (deixando um pequeno espaço entre cada folha), molho, mussarela ralada, bacalhau, folhas de lasanha e molho e assim sucessivamente. Polvilhe queijo ralado por cima da última camada.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 210°c por cerca de 40 minutos.

Obs.: O tempo de cozimento e a montagem dessa receita foram adaptados para as massas de lasanha que não necessitam de pré-cozimento. Caso optem por massa de lasanha fresca, que precisa ser pré-cozida, lembre-se que não há necessidade de deixar espaço entre as folhas de lasanha e o tempo de cozimento é de aproximadamente 15 minutos.

Feliz Páscoa, pessoal!
Cuidado com os excessos! 😉

Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

8 Comentários para “Manual de Sobrevivência: Lasanha de Bacalhau”

  1. Ka disse:

    Aparentemente parece delicioso, isso se eu gostasse de bacalhau, não suporto nem o cheiro…ahahahaha

  2. Diego Flyfish disse:

    Eu gosto de bolinho de bacalhau. Lasanha, eu não sei se encaro. rs

  3. Tarta disse:

    É depois do arduo procedimento para a retirada do sal, acho que funfa essa receita.

    😀

  4. Rapha disse:

    QUe coincidencia…minha sogra tava dizendo que ia fazer essa Lasanha de Bacalhau esse final de semana…vou msotrar a ela.

  5. lucileia disse:

    Adorei acabei de fazer está com uma aparência ótima.hummmmmmmmmmmm

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution