Manual de Sobrevivência: Feijão

Olá minha gente boa! Aqui é o Evilzin, e seguindo nossa linha de dicas para pessoas que moram sozinhas (ou que não sabem muito cozinhar), venho hoje colocar uma dica que completa, tanto a receita da semana passada da Vivi, como o prato de todo bom e velho brasileiro: O bom feijão. O que seria do povo sem o ferro do feijão? Ou aquele caldinho gostoso? Vamos ao que interessa como sempre, Feijão, here we GO!

Ingredientes necessários:

– Um pacote de Feijão Tipo 1 (1 kg)

– Duas lingüiças calabresa defumada

Uma colher de sopa cheia de Cheiro-Verde (Salsinha) picado

Uma colher de sopa cheia de Alho moído.

– Uma peça de 100g de Bacon

– Óleo

– Sal a gosto

– Um tablete de caldo de costela

Utensílios necessários:

– Recipiente Grande (Uma panela vazia, um pote de pipocas, qualquer coisa)

– Uma panela de pressão

– Uma panela grande para fritar os ingredientes

– Colher de Pau

Então, primeiramente, vamos às compras:

Seguindo a teoria da Vivi de que ‘as pessoas que não sabem cozinhar ao menos sabem fazer compras’, vamos às compras. Vá a um supermercado qualquer e procure primeiramente por um bom saco de feijão. Compre aquele que aparentemente tem os feijões mais bonitos, menos quebrados, e de preferência, já selecionados. Eu costumo comprar feijão carioca tipo 1. Compre um saco de 1 kg, para não correr o risco de desperdício caso não queria mais fazer. Colocado o ‘prato principal’ no seu carrinho de compras, procure por outros itens: normalmente os supermercados têm açougues, então aconselho comprar as lingüiças e a peça de bacon lá mesmo. Compre uma lata de Óleo de milho (na minha opinião, além de ser o mais saboroso, é o menos prejudicial à saúde). Na seção de legumes e verduras, procure pelo Alho e pela Salsinha (Cheiro-Verde).

Preparo:

Compras feitas e ingredientes à disposição, vamos ao preparo. Fazer feijão não é uma tarefa muito simples, é mais como um ritual. O preparo é demorado, e quanto mais atenção tiver com ele, melhor será o resultado. Muitas pessoas não gostam desse meu método (por ser demorado), mas garanto que o resultado é formidável. Primeiramente, separe metade do pacote de feijão (500g ou ½ kg) em um recipiente e deixe de molho por, no mínimo, 3 horas. Na panela de pressão, já coloque as duas lingüiças, de preferência inteiras*. Passadas as 3 horas, coloque o feijão junto com a lingüiça na panela de pressão e encha com água. A medida que eu utilizo são aproximadamente 2 litros de água, mas pode utilizar a velha arte do ‘dedômetro’ e colocar água o bastante para cobrir de 3 à 4 dedos acima do ‘nível do feijão’. Adicione o caldo de costela. Leve ao fogo e deixe cozinhar por entre 40 à 45 minutos, dependendo  do seu fogão… de preferência em fogo alto.

Agora é a parte mais difícil de se fazer o feijão: Abrir a panela de pressão para saber se ele está bom. Existem dois modos de se fazer isso:

Primeiro, tirando a panela do fogo, e abrindo, o que se não causar uma explosão devido à diferença de pressão, ao menos te causará umas queimaduras de 2º Grau (Chamo esse de “Método Errado”);

Segundo, desligue o fogo, e leve a panela até a pia da cozinha. Abra a torneira e deixe a água bater naquele “pino” da panela de pressão. Com a colher de pau, levante esse pino algumas vezes, de modo que a pressão saia e a água fria da torneira evite a propagação da mesma (além de a água fria diminuir o calor da panela e por ventura, a pressão.)

Feito isso, você pode abrir a panela de pressão e observar seu feijão. Pegue um pouco desse feijão e verifique se ele está macio, como o feijão da mamãe ou da vovó. Se estiver, o feijão já está bom (ainda não está pronto, mas está quase lá!). Em uma tábua de carnes ou em um prato, retire as lingüiças de dentro da panela de pressão e as corte em pedaços grandes / grossos. Uns 5 ou 6 pedaços por lingüiça já é um bom número.

Pegue uma panela grande (digo grande porque o feijão vai para essa panela) e forre com uma fina camada de óleo. Corte o bacon em cubinhos e frite-o. Adicione as colheres de alho e de Salsinha, e espere o alho ficar bem dourado. Assim que ele dourar, adicione as lingüiças, e com muito cuidado despeje o feijão da panela de pressão, nos ingredientes refogados na outra panela. Deixe o feijão ferver, e caso esteja “muito grosso” o caldo, adicione um copo de água. Pronto! Seu feijão (feito por você mesmo), está pronto. Está quente, mas mesmo assim está pronto! Espere uns 10 minutos antes de experimentar. Caso esteja com pouco sal, adicione a gosto.

*Caso prefira cortar as lingüiças, elas correm o risco de ficarem ‘moídas’ graças à pressão exercida pela panela. Não fica ruim, alias, fica muito gostoso, mas você fica sem lingüiça no feijão, e com um feijão com gosto de lingüiça.

Observações:

– O feijão é a ‘comida caseira’ mais complicada e demorada de se fazer EM MINHA HUMILDE opinião.

– Muito cuidado ao fazer o feijão. Por estar sempre muito quente, todo o cuidado é pouco.

– Qualquer dúvida, comente esta receita, ou mande um email e estaremos prontos para responder!

– Uma boa dica, é adicionar azeite de oliva, e comer com pão. Esse é o famoso Fejão com Azeite.

Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

Sem comentários ainda para “Manual de Sobrevivência: Feijão”

  1. Raphael Redfield disse:

    Só uma observação que me ensinaram e quando os mais velhos ensinam melhor ouvir as vzs…rs
    Sabem o cabo da panela, tem como ver o parafuso que prende o cabo a panela, eu sempre coloca a água um pouco antes dele, porque quando me ensinaram disseram, “a água não pode ultrapassar o parafuso, se não explode”, dai eu coloco apesar da medida um pouco antes do tal botão de explosão..Hauhauaha
    XD

    De boa essa é a receita mais dificil de fazer pra iniciantes, além do fator risco de errar e perder a cozinha…rs
    Mas também é muito saborosa e quem não gosta depois de fazer a santa trintade, arroz, feijão e carne moida…hauahuahaa

  2. Raphael Redfield disse:

    Fiz o feijão do Evilzin, hum gostoso hein, eu casava com ele…hauahuahuahaua

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution