Manual de Sobrevivência: Bife

E aí, meu povo!
Vou dar continuidade à nossa série especial de receitas para os solitários. Espero que estejam gostando!
E a dica de hoje é: como fazer bife.
Vou ensinar para vocês o passo-a-passo de como se fazer um bife legal.

O que você vai precisar:
– Carne em bifes;
– Limão;
– Sal;
– Pimenta do reino (opcional);
– Alho;
– Óleo,
– Panela.

Então, vamos às compras!
Vamos fazer a receita para 4 bifes, vai ser o suficiente para umas 2 refeições.
Você pode comprar a carne no açougue ou no açougue do supermercado. Eu, particularmente, prefiro comprar no açougue do supermercado. Para quem gosta de carne com gordura, contra filé e alcatra são as ideais. Se preferir sem gordura, eu recomendo filé mignon ou coxão mole.
Não recomendo comprar a carne que já vem na bandeija. Além de não vir a quantidade que você quer, ainda tem alguns lugares que colocam bifes bonitos por cima e por baixo só bife feio. Por isso, eu peço para o açougueiro cortar para mim. Sempre peço para ele cortar por quantidade de bifes e não por peso, isso facilita muito, já que você não vai comprar mais do que você vai consumir e evita o desperdício. A pimenta do reino fica a seu critério se você gostar, compre, caso contrário, não é obrigatório. Quanto ao limão, eu gosto da variedade cravo, mas se não tiver esse, pode ser outro. Alho, óleo e sal você já deve ter em casa, caso contrário, compre o que for necessário.

Para temperar a carne:
Quando você retirar a carne da embalagem, verifique se os bifes não estão muito grandes. Se estiverem, é só cortar. Preparado o bife, é hora de começar a preparar os temperos. Vamos utilizar 1 dente de alho amassado, 1 e meia colheres de chá de sal, 1 colher de café de pimenta do reino (opcional) e suco de meio limão.
Coloque a carne em um recipiente que tenha tampa e que caiba sua mão dentro. Vá colocando os temperos sobre a carne, recomendo colocar nessa ordem que eu passei. Depois é só mexer com a mão (se preferir, pode mexer com uma colher ou garfo, mas com a mão é muito mais fácil), certificando-se de que o tempero tenha se espalhado por toda a carne. Guarde devidamente tampada na geladeira até a hora de fritar.
A carne deve ser temperada com pelo menos 1 hora de antecedência para que o tempero fixe bem.

Para fritar:
Você deve ter notado que eu coloquei lá na lista, panela e não frigideira. Isso porque, não tem necessidade que a carne seja feita na frigideira especificamente. Eu até prefiro que seja na panela, assim espirra menos óleo no fogão. Utilize uma panela que caiba os bifes que você vai fazer. Coloque uma fina camada de óleo na panela sobre fogo médio para alto e espere esquentar. É importante que você só coloque o bife na panela depois que o óleo estiver quente, assim evita que saia água da carne. Se depois que você colocar a carne perceber que está saindo água, aumente o fogo. Queremos o bife frito e macio e não cozido e duro. Quando as bordas da carne começarem a mudar de cor, é hora de virar. Depois de virada, é necessário no máximo mais uns 2min. para a carne ficar no ponto. Caso queira um bife bem passado, deixe um pouco mais de tempo.

Dicas:
– Para testar se não falta sal no seu tempero, você pode utilizar um método bem antigo, simples e um tanto quanto estranho, que compreende em lavar bem as mãos depois de temperada a carne e em seguida, passar o dedo na carne e experimentar (sim, experimente seu próprio dedo). Assim vai dar para saber se está faltando alguma coisa.
– O ideal é que o bife seja virado apenas 1 vez, assim ajuda a evitar que saia água e endureça.
– Uma outra maneira de saber se o bife já está bom para virar é dar uma levantadinha em uma ponta da carne, se já estiver dourada, significa que pode virar.

Bom, já temos o tradicional arroz, feijão e bife aqui no nosso manual! Espero que vocês não tenham mais que comer miojo todo dia! XD

Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

4 Comentários para “Manual de Sobrevivência: Bife”

  1. Manu disse:

    com a dica de hoje.. o almoço já fica quase completo =p

    Arroz, feijão e bife.. só falta a batata frita =)

  2. Flyfish disse:

    Que nada! É só juntar o ovo na água e já era! Uma ótima refeição! rs

  3. Talles disse:

    Pronto..
    agora aprendi…o bife que fazia aki em ksa sempre ficava duro e nao sabia pq…
    xD
    brigado…
    hehe

  4. osvaldo disse:

    minha esposa adorou o bife que preparei,ficou muito bom mesmo…..
    wlw vivi.

    abraço.

    ah,hj vou fazer batata refogada…

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution