Crítica: Muito Gelo e Dois Dedos D’Água, de Daniel Filho

Uma das críticas muito repetida quando Se Eu Fosse Você estava nos cinemas era que se tinha a sensação de estar assistindo apenas uma variação de uma das novelas da Rede Globo. Não que esse fato seja em si um problema, mas a impressão do mundo novelesco invadindo o cinema realmente existia. O mesmo não pode ser dito de Muito Gelo e Dois Dedos D’Água (Brasil, 2006), filme de Daniel Filho. O elenco global está lá, porém Muito Gelo não pode ser classificado como um filme família. Há nudez, palavrões, piadas pesadas para crianças, apologia às drogas e situações de humor negro. O tom um pouco mais escrachado já era aguardado, pois o roteiro é do casal cool Fernanda Young e Alexandre Machado.

O filme mostra as desventuras politicamente incorretas das irmãs Roberta (Mariana Ximenes) e Suzana (Paloma Duarte), que num fim de semana seqüestram a própria avó (Laura Cardoso) com a intenção de aplicar-lhe algumas das torturas a que eram submetidas durante a infância e adolescência de convivência com a vovó querida. Também têm participações de destaque Ângelo Paes Leme e Tiago Lacerda.

Há claramente dois princípios que fizeram Muito Gelo tomar vida: o primeiro é juntar em quase duas horas de filme algumas situações engraçadas, outras nem tanto; e várias piadas-chavão, que algumas vezes funcionam. É o tipo de filme que se você vai assistir sem grandes pretensões pode até achar divertido. O segundo motivo é mostrar o estado de Alagoas, locação das filmagens, como destino turístico. Isso fica muito claro pela falta de continuidade geográfica da história, uma evidente tentativa de mostrar o máximo possível de praias e cidades do estado.

A experiência de Daniel Filho é importante num projeto como esse, que visa atingir o grande público. Sua vasta história na televisão e também no cinema o habilita para produzir uma peça cinematográfica que dificilmente trará prejuízo. Em suma, Daniel sabe o que agrada o público, e sabe escolher seu elenco. Um dos poucos trunfos de Muito Gelo é a química que existe entre o trio principal, composto por Mariana Ximenes, Paloma Duarte e Ângelo Paes, cujos personagens caricatos conseguem entreter apesar da situação absurda e totalmente sem nexo em que se encontram. Tiago Lacerda também consegue convencer no papel do introvertido marido de Suzana, entretanto ainda parece um pouco desconfortável numa função que exige uma veia cômica sutil e bem assentada. Ok, há um desconto para ele, uma vez que é marinheiro de primeira viagem.

Um artifício interessante foi a utilização de desenhos animados para os momentos de flashback. Os pequenos desenhos são bem feitos e podem ser considerados pequenas pérolas frente a um produto comum que é o filme de Daniel Filho. Infelizmente a edição de diálogos mais uma vez foi feita de forma descuidada, o que parece ser um problema que o cinema brasileiro nunca conseguirá superar.

Muito Gelo e Dois Dedos D’Água funciona como um bom passatempo e diverte os menos exigentes. Não vale os 18 reais cobrados no cinema atualmente, porém os 5 reais de uma locação até que dá pra encarar.

Notas (numa escala de 0 a 5):

Imagem: 3

Som: 2

Geral: 2.5

*Trailer:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

Sem comentários ainda para “Crítica: Muito Gelo e Dois Dedos D’Água, de Daniel Filho”

  1. Tarta disse:

    É realmente um filme engraçadinho, bem + ou – mesmo.

    Tambem não gostei da forma que usaram as localidades. sem continuidade de lugares mesmo. Quem conheçe as estradas do litorais logo percebe os erros.

    Não vale a pena o cinema nem a locação

    Baixe na internet que é de grátis e nem precisa procurar legenda 😉 (Apologia a pirataria) (-_o)

  2. Fábio Nazaré disse:

    Pois é Tarta, quem sabe um dia não haverá um cinema alagoano de verdade né? Nesse filme eu gostei qd tocou akela musica da truma do pirlimpimpim, hehe

  3. Tarta disse:

    Veio nem fale de Cinema alagona que meu primo produz uns filmes aqui cara. É meu primo mas os filme são ruins paca hsushasiaisiauhs.

  4. Carol disse:

    nunca vi esse filme,mas deve ser muito engraçado!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution