Imagem Projetada Especial: Roteiro em Los Angeles – Parte I

Warner Bros. StudiosPequenas traças, o último Imagem Projetada do ano aporta no Gaveteiro.com em uma edição especial. Hoje trago para vocês um pequeno roteiro com dicas para conhecer o melhor (e o mais cafona também!) da capital do cinema ocidental: Los Angeles e adjacências. Qual o cinéfilo que nunca teve vontade de conhecer um pouco mais de um local que respira não só cinema, mas também os excessos que envolvem a cidade dos anjos? A seguir algumas dicas do que fazer e aonde ir em Hollywood para mergulhar um pouco mais no mundo do cinema americano.

Estive na Califórnia em maio deste ano, época em que o verão já está dando as caras no hemisfério norte e em geral o clima é bem quente. Quem deseja estar bem próximo do setor turístico pode ficar no Distrito de Hollywood, famoso por no passado ter abrigado uma infinidade de empresas do ramo cinematográfico mas que atualmente é lar apenas da Paramount Pictures (a grande maioria dos outros estúdios está sediada em outros distritos da Grande Los Angeles). Ao invés de buscar hospedagem na Hollywood Boulevard, a principal via do distrito, é possível encontrar Hostels e Hotéis nas ruas perpendiculares por um preço mais em conta.

Estrela do diretor William Friedkin na Calçada da Fama.

Estrela do diretor William Friedkin na Calçada da Fama.

A questão é que se você pretende utilizar o transporte público ao invés de alugar um carro Hollywood oferece tanto uma variedade de linhas de ônibus quanto de estações de metrô para deslocamento através da Grande LA. Por exemplo, a partir das estações Hollywood/Vine ou Vermont Sunset é possível acessar Downtown LA, Culver City ou Pasadena facilmente. Mas, para o turista cinéfilo, o que há para se conhecer primeiramente? A primeira atração que a traça vai notar ao caminhar por Hollywood é a Calçada da Fama, calçadão que compreende aproximadamente 20 quarteirões da Hollywood Boulevard e da Vine Street com os nomes de estrelas do cinema, música e televisão americanos que são homenageados pela Câmara de Comércio de Hollywood por suas contribuições para a indústria do entretenimento.

Estrela do diretor Steven Spielberg na Calçada da Fama.

Estrela do diretor Steven Spielberg na Calçada da Fama.

É justamente aí, no ato de caminhar, que está a diversão em transitar pela Hollywood Blvd. De fato, além dos atrações fortemente voltadas para o turismo cinéfilo, a principal avenida de Hollywood é um aglomerado de restaurantes, bares de todos os espectros, lojas de souvenirs e igrejas evangélicas. Tudo isso dá um ar artificial ao local, como um set de gravação… Assim, caminhando mais um pouco a traça chegará ao Dolby Theatre, teatro onde são realizadas as cerimônias de entrega do Oscar, o prêmio da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Los Angeles. Vale um tour por dentro do teatro, onde você poderá visitar quase todos os recintos do lugar (inclusive, podendo vislumbrar algumas das estatuetas dispostas em um pequeno museu), porém, não poderá tirar fotos. Todas as imagens do interior do teatro são propriedade do canal de televisão NBC, responsável pelas transmissões anuais do evento…

Fachada do Dolby Theater, na Hollywood Boulevard.

Fachada do Dolby Theater, na Hollywood Boulevard.

Entrada do Dolby Theatre

Entrada do Dolby Theatre

Ao lado do Dolby Theatre está localizado o tradicional Grauman’s Chinese Theater. Funcionando desde a década de 1920, o curioso e opulento cinema já foi e é o lar de muitas estreias (como a de Guerra nas Estrelas, na década de 1970), festas e de três cerimônias da Academia. Além da arquitetura, um outro grande atrativo do cinema é a sua calçada, cravada com as assinaturas e mãos de influentes personalidades da cultura pop em cimento. Em momentos de pico é quase tão difícil conseguir uma foto individual com a placa de seu artista favorito quanto tirar uma foto com o Cristo Redentor.

Então, como disse anteriormente, algumas surpresas podem aparecer se você está passeando a pé por Hollywood. Foi numa dessas caminhadas que me deparei com a première do filme mais recente de J. J. Abrams – Além da Escuridão – Star Trek –  que estava acontecendo justamente no Teatro Dolby. Não esperava ter a oportunidade de presenciar uma estreia mundial com tapete vermelho. Muita gente, fotógrafos se espancando para conseguir uma boa imagem, atores dando autógrafos de maneira despojada. Bem legal.

Fachada do Grauman's Chinese Theatre

Fachada do Grauman’s Chinese Theatre

Saindo um pouco da parte turística, a traça pode optar por fazer alguns dos inúmeros tours que os estúdios de cinema localizados na região oferecem. Seguindo a sugestão do Fábio M. Barreto, optei por conhecer os estúdios da Warner Brothers, localizados no distrito de Burbank, pertinho de Hollywood. O legal deste passeio é poder visitar os sets de importantes séries produzidas pelo estúdio (como Friends, The Big Bang Theory, The Mentalist), conhecer locações de vários filmes realizados no local e estúdios de som, e transitar pelos museus que a Warner mantém, onde é possível ver todo tipo de material usado nas gravações. Ainda, há um galpão onde estão estacionados alguns dos carros mais famosos utilizados nas produções da Warner, em especial os bólidos usados na maioria dos filmes do Batman (essa é a cereja do bolo!). Uma curiosidade: praticamente todos os carros cenográficos no museu funcionam e podem ser dirigidos, ou seja, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney e Christian Bale (e dublês), de fato, dirigiam os batmóveis durante as filmagens. Se pretende fazer o tour, recomendo fazê-lo durante a temporada de gravações dos seriados, pois há a possibilidade de encontrar com os artistas durante o passeio.

Assinaturas na calçada do Grauman's Chinese Theatre. Na foto: Eddie Murphy (esquerda) e os artistas de Star Wars (direita).

Assinaturas na calçada do Grauman’s Chinese Theatre. Na foto: Eddie Murphy (esquerda) e os artistas de Star Wars (direita).

Première da Além da Escuridão - Star Trek, no Dolby Theatre.

Première da Além da Escuridão – Star Trek, no Dolby Theatre.

O diretor J. J. Abrams, na première de Além da Escuridão - Star Trek.

O diretor J. J. Abrams, na première de Além da Escuridão – Star Trek.

Galpões de estúdios de gravação na Warner Bros, em Burbank.

Galpões de estúdios de gravação na Warner Bros, em Burbank.

Placa na entrada do estúdio 16, indicando todas as séries e filmes que ali foram filmados.

Placa na entrada do estúdio 16, indicando todas as séries e filmes que ali foram filmados (O Parque dos Dinossauros, Os Goonies, Os Caça-Fantasmas II, Constantine, A Origem…).

Batmóvel, museu da Warner.

Batmóvel, museu da Warner.

The Tumbler, utilizado em O Cavaleiro das Trevas, museu da Warner.

The Tumbler, utilizado em O Cavaleiro das Trevas, museu da Warner.

Este é um pequeno relato de uma vastidão de experiências relacionadas com a história do cinema americano que podem ser vivenciadas em Los Angeles, o intuito é despertar a curiosidade. Em breve, em mais um post do Imagem Projetada, mais dicas para um roteiro cinéfilo em LA serão compartilhadas. Até lá!

Serviço:

Fotos: Fábio Nazaré

The Hollywood Walk of Fame – Hollywood Boulevard e Vine Street, Hollywood, CA.

Dolby Theatre – 6801 Hollywood Boulevard, Hollywood, CA.

Grauman’s Chinese Theatre – 6925 Hollywood Boulevard, Hollywood, CA.

Warner Bros. VIP Studio Tour – 3400 West, Riverside Drive, Burbank, CA.

Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution