Gavestática 54 – Mundo Pós-Apocalíptico


Salve, ratos e traças! Nada como estrear 2012 falando sobre o fim do mundo (e acreditem, isso não foi intencional). Neste Gavestática, saiba de várias vertentes de como enfrentaremos o pós-apocalipse, com um convidado especial do Nerdrops!

Atenção: este podcast contém spoilers leves sobre vários filmes (confira lista abaixo)

Entre na sala, pegue um café e participe da conversa mandando um e-mail para contato@gaveteiro.com ou acessando nosso fórum!

Reproduzir

Tamanho: 25,3 mb
Duração: 54:00
Feed do Podcast

Siga a gente no twitter!

Twitter oficial do blog
Vivi
Fábio
Diego Flyfish
Oliver Perez

Citado no Programa:

Final alternativo de Independence Day
– Trailer: O Dia Seguinte
– Trailer: Maré Vermelha
– Trailer: Alerta Vermelho (filme comentado pelo Fábio)
– Trailer: 12 Macacos
– Trailer: Independence Day
– Trailer: Wall-e
– Trailer: Mad Max 1, 2 e 3
– Trailer: O Livro de Eli
– Trailer: A Estrada
– Trailer: Zumbilândia
– Trailer: Reino de Fogo
– Trailer: Planeta dos Macacos: A Origem
– Abertura: Fallout 2
– Trailer: Fallout 3

Compre pelo Submarino!

Maré Vermelha;
12 Macacos;
Independence Day;
Wall-e;
Trilogia Mad Max;
A Estrada;
Planeta dos Macacos;
O Fim da Infância

Comentado no Bloco de Notas:

Pauta Livre News
Livro: Os Herdeiros dos Titãs

Outros podcasts com temas parecidos:

Gavestática 33a – Ufologia
Gavestática 33b – Ufologia
Gavestática 40 – Tudo sobre Dragões!
Gavestática 43: Tudo sobre Zumbis!

 

Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

59 Comentários para “Gavestática 54 – Mundo Pós-Apocalíptico”

  1. Wallach disse:

    Firstei pq eu que dei essa ideia

  2. Wallach disse:

    Parabéns pelo podcast, ficou muito bom, abordaram com perfeição um tema que tem um grande abrangência.

    Falando sobre a tensão relatada em alguns filmes que mostram algo perto do apocalipse, imaginem como ficou o mundo, principalmente o hemisfério norte, com a crise dos mísseis em Cuba, e com a invasão da Baía dos Porcos(em Cuba também). Esse foi o momento que, qualquer pessoa recebendo tal notícia(ainda mais no plantão da globo), simplesmente cagava na roupa. Porque o nosso planeta, o nosso futuro, a nossa existencia, ficou determinada por algo parecido como uma pena de um pássaro filhote no chão, que qualquer sopro ou brisa, tiraria essa pena do chão. Se é que me entendem, o “vôo” dessa pena significa o fim do mundo, que, não presenciamos, mas só de ler nos livros de história, me dá arrepios. 1962, Crise dos Mísseis. Isso sim é tema pra uma superprodução.

  3. fala galera outro cast muito bom e é um tema que eu gosto muito agora fala serio galera falto falar de matrix e exterminador do futuro que também são filmes de pós apocalipse, bem se vocês me permitem eu gostaria de fazer uma recomendação é o anime hokuto no ken que se passa num mundo devastado pela guerra nuclear.
    bem continuem fazendo o ótimo trabalho e no mais nada mais.

    • Diego Flyfish disse:

      De fato Exterminador Salvation é totalmente pós-apocalipse, já os anteriores acho que também se encaixam naquilo dos 12 Macacos, de viagem no tempo para evitar o apocalipse. E Matrix é uma parada diferente, mas acho que se enquadra também no assunto, bem lembrado, foi mancada nossa.

      Um filme, não tão conhecido, mas acho que valia a pena lembrar pela proposta é o Filhos da Esperança, em que o apocalipse vem por simplesmente todos os seres humanos ficarem estéreis de um dia para o outro.

      • cara esse filme é muito bom a cena final sem cortes é sensacional, agora eu tava pensado aqui o anime akira pode ser considerado pós apocalipse?

        • Aiken Frost disse:

          Akira não só se enquadra, como foi citado pelo Óliver no programa!

          E por falar em produções orientais, Patrulha Estelar também é talvez não pós-, mas certamente apocalíptico. Além de ter um ótimo filme que saiu recentemente também.

          • Senpai disse:

            Anime apocalípticos tem aos montes, e so fazer um busca pequena, e de todos os tipos desde ROBÔS GIGANTES, ALIENS, DEMÔNIOS.
            Grande abraço
            FUI…

  4. Lars disse:

    Adorei esse cast!!!! Muito bom!! Mas oloco, voces estão em uma fase de epidódios só sobre assuntos sinistros em haha
    Seria culpa do fim do mundo (2012)?
    Abraços

  5. Muito dahora esse episódio, comecei a ouvir no episódio d’A Terra Média e a Era Hiboriana, e depois não parei mais, está na minha lista de podcasts favoritos.

    Um livro que vale a pena ser mencionado é Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago, é um apocalipse narrado de uma maneira bem inusitada. Indico.

    Abraço e prosperidade pra vocês!

    • Aiken Frost disse:

      Isabela, eu não conheço o livro, apenas o filme. Mas seria ele considerado pós-apocalíptico mesmo? Até onde eu conheço, não passa de um tipo de epidemia, não?

      Ou eu estou confundindo com outra coisa e falando besteira?

      • Aiken, então deixe-me explicar melhor. É como se fosse um apocalipse zumbi, só que no lugar do zumbi há a cegueira.

        Acontece uma epidemia de cegueira, da qual todos os seres humanos são vítimas, com exceção de uma mulher. Esta, durante a obra, se depara com um mundo caótico, em razão daquela repentina cegueira.

        Como disse anteriormente, é bem parecido com um apocalipse zumbi, só que ao invés de uma “nação zumbi” há uma nação cega.

        Acho uma proposta bem criativa. Na wikipédia dá pra ter um noção mais ou menos de como é: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio_sobre_a_Cegueira

        Abs

  6. Gabriel Dias disse:

    Mais um ótimo podcast.

    Eu realmente ficaria mais feliz se o mundo acabasse em um apocalípse zumbi. Assim o Gavestática continuaria no ar, sendo gravado, já que essa turma de especialistas saberia como sobreviver.

    Concordo que qualidade vem em primeiro lugar. Mas confesso que gostaria bastante se os podcasts fossem semanais.

    Parabéns e continuem com o ótimo trabalho de gravação e edição.

  7. Ibrahim Dayub disse:

    Muito legal esse Gavestática, um dos meus favoritos… vocês citaram muitos filmes/séries que eu não conhecia, e vou baix.. hm, quero dizer, “comprar” algumas das coisas que voces citaram, O Gaveteiro também é cultura /o/
    Um tema legal pro próximo podcast podia er algo relacionado com robôs/ficção científica, etc… anyway, só uma sugestão ^^

  8. Raphael Redfield disse:

    Aewwwwwwwwwww mais um podcast…rs já tava com saudades.

    Adoro esses assuntos sobre fim de mundo, agora vou querer ver uns filmes que não conhecia ai acima.

  9. Tarcisio Lucas disse:

    Alo,galera do gavestatica!!!!!!!!!!obrigado por retornarem o podcast!!!Nossa, quase chorei de emoção quando vi um programa novo no site!!!!
    Vcs foram o primeiro podcast que eu conheci(no inicio do ano passado), e graça(ou desgraça) de vcs, isso se tornou um vicio em minha vida!!!!!
    Falando sério, para mim, no lugar de onde eu venho, é praticamente impossivel achar alguem com quem conversar sobre certos assuntos mais nerds…assim, vcs são a fonte de onde eu posso sair das preocupações normais do dia-dia e arejar a cabeça com coisas interessantes!!!!
    Valeu mesmo!!!!!!!!

    • Diego Flyfish disse:

      E aí Tarcisio, seja bem vindo. 🙂
      Sei bem como é esse lance de ser nerd e não ter com quem conversar nerdice. Hehe… E quanto ao tema que você sugeriu, acredite ou não, mas já gravamos um cast sobre o assunto, mas nunca foi ao ar porque tinha ficado MUITO ruim, nem mesmo com edição salvou. Foi logo no início do blog… Talvez se tentássemos gravar atualmente o mesmo assunto, a coisa fluisse melhor. De qualquer forma, o nosso podcast sobre carnaval abordou coisas parecidas, escuta lá!

  10. Tarcisio Lucas disse:

    Ah, esqueci!Aqui vai uma sugestão de post:”As bizarrices do mundo musical”, respondendo(tentando, pelo menos)questões como:”Pq basta ouvir um axé uma vez e já decoramos?””Pq uma musica como “Ai se eu te pego” faz sucesso?”, “Qual a pior/letra musica de todos os tempos” e “qual critério define uma musica como boa ou ruim?”.Como sou estudante de musica, adoraria ver a opiniãoi de vcs a respeito desses assuntos!!!!!!!

    • Aiken Frost disse:

      Tarcisio, como o próprio Fly falou, não sei se tentássemos denovo se sairia algo melhor… Acho que o problema é que nenhum de nós da equipe entende de música DE VERDADE.

      Se fosse para eu dizer o que eu considero música boa, a resposta é que é bom o que eu escuto! Hehehe.

  11. Diego Veríssimo disse:

    Nossa, fiz questão de comentar por aqui para agradecer o excelente trabalho de vcs! Conheci o site quando pesquisei no Google como se edita um podcast.

    Então, resolvi baixar um episódio do cast de vcs pra ver como era. Curti pra caramba.

    Estou ouvindo os primeiros ainda, estou exatamente no número 11.

    Parabéns a toda a equipe, principalmente ao Aiken, manja muito!

    Abraço!

    • Aiken Frost disse:

      Opa, bem vindo à bordo, cara. Continue ouvindo e já te aviso uma parada: não é que eu manjo muito, mas que eu falo com convicção o suficiente pra convencer mesmo quando estou falando besteira! =p

      • Diego Veríssimo disse:

        Rsrsrs, blz!!!!….Gostaria inclusive de citar que após ouvir os episódios do Poderoso Chefão e De Volta para O Futuro, fui correndo atrás dos filmes pra assitir!

        Esqueci de dizer, mas moro em Guarulhos e tenho 27 anos!

        Abraço!

  12. Ediney Sales disse:

    Parabens pelo ótimo trabalho, vocês abordam temas pop de maneira descontraída e muito divertida. Tenho acompanhado seu Podcast nos útimos mesmes e já adicionei na lista de meus podcasts preferidos, tanto que venho divulgado entre meus colegas de trabalho e amigos em geral.

    Já baixei todos seus arquivo de Podcast, até agora não consegui ouvir todos, mas de já tô sentindo falta de um cast sobre Star Treck, se já tiverem gravado algum, peço desculpas!!

    Abraços,
    Ediney Sales

  13. Neto disse:

    puts! adorei o tema, vejo que o aiken como eu esta revoltado com essas adaptações que andam fazendo, realmente não sai nada original.

    Bem de Pós-Apocalíptico, oque eu gosto muito e do metro 2033, o livro eu não li mais o jogo eu fechei 😀 , recomendo muito pra vocês, o livro ficou entre os mais vendido da europa um tempo desses ai.

    então e isso abraços!

  14. ouvinte novo disse:

    Mais um otimo podcast,como sempre e muito obrigado pela citaçao,estamos ai para isso,sempre defendendo aqueles que consideramos boas pessoas. De volta ao podcast,cenarios pos-apocalipticos sao sempre um bom assunto e os filmes ilustram como seria a sobrevivencia no mundo ferrado,mesmo que as vezes os efeitos e a “galhofagem” tomam conta da tela.
    Continuem com esse excelente trabalho,sempre trazendo otimo conteudo e risadas para aqueles que seguem o gaveteiro.Abraços

  15. Davi8 disse:

    Olá engavetados!

    Havia assisti ao Reino de Fogo depois de tanto o Aiken falar bem no episódio sobre Dragões (#40), Matthew McConaughey está bem diferente mesmo, aliás, toda o elenco famoso está, incrível mesmo é a semelhança do personagem Denton Van Zan com o Techno Viking:

    http://images.cheezburger.com/completestore/2009/6/4/128886292889346471.jpg

    Não assisti ao “Fim dos Tempos” do Shyamalan, na verdade estava jogando no pc enquanto minha mãe e minha irmã o assistiam e ouvia um trecho ou outro, pelo que parece. era tosco, gostaria de ter ouvido a opinião de vocês sobre ele.

    Sobre o tema de Criptozoologia, é a ciência ou pseudociência destinada à investigar serem tidos como ocultos, místicos ou que nunca foram avistados antes, assim como na ufologia (que por sinal é parte da Cripto), há pessoas moderadas que investigam evidência e estudam casos estranhos, mas existem também pessoas malucas que tentam atribuir à fatos sobrenaturais ou extraterrenos. Criaturas como o Dragão de Cômodo, Lagarto Monitor (praticamente um dragão, alguns medem 7 metros), o Bisão, o Celacanto e o Ornitorrinco foram sêres que faziam parte apenas de relatos e folclores, até que que pesquisadores resolveram investigar e comprovaram sua existência (claro que com aspectos bem menos exagerados do que os citados pelas crenças). Tenho um amigo que é afixionado por dinossauros, daí ele também conhece muito de criptozoologia, ele participou de dois podcast já, não sobre o assunto em si, mas talves ele pudesse ajudá-los com o tema. O podcast do site Mitografias (Papo Lendário) também fez um programa sobre o assunto (http://www.mitografias.com.br/2012/01/10/papo-lendario-59-monstros-que-so-um-amigo-de-um-amigo-meu-viu/), é um assunto pouco comentado na mídia podcast e na mídia em geral, seria interessante um gavestática sobre o assunto, pois entra bem na pegada de bizarrices sobrenaturais de vocês, o problema seria arranjar tempo pra vocês pesquisarem sobre o assunto.

    No mais fico há disposição, vou enviar também uma cópia deste comentário como email.

    Felicidades!

  16. Davi8 disse:

    Olá engavetados!

    Havia assistido ao Reino de Fogo depois de tanto que o Aiken falou bem no episódio sobre Dragões (#40), Matthew McConaughey está bem diferente mesmo, aliás, toda o elenco famoso está, incrível mesmo é a semelhança do personagem Denton Van Zan com o Techno Viking:

    http://images.cheezburger.com/completestore/2009/6/4/128886292889346471.jpg

    Não assisti ao “Fim dos Tempos” do Shyamalan, na verdade estava jogando no pc enquanto minha mãe e minha irmã o assistiam e ouvia um trecho ou outro, pelo que parece. era tosco, gostaria de ter ouvido a opinião de vocês sobre ele.

    Sobre o tema de Criptozoologia, é a pseudociência destinada à investigar serem tidos como ocultos, místicos ou que nunca foram avistados antes, assim como na ufologia (que por sinal é parte da Cripto), há pessoas moderadas que investigam evidência e estudam casos estranhos, mas existem também pessoas malucas que tentam atribuir tudo à fatos sobrenaturais ou extraterrenos.

    Criaturas como o Dragão de Cômodo, Lagarto Monitor (praticamente um dragão, alguns medem 7 metros), o Bisão, o Celacanto e o Ornitorrinco foram sêres que faziam parte apenas de relatos e folclores, até que que pesquisadores resolveram investigar e comprovaram sua existência (claro que com aspectos bem menos exagerados do que os citados pelas crenças). Tenho um amigo que é afixionado por dinossauros, daí ele também conhece muito de criptozoologia, ele participou de dois podcast já, não sobre o assunto em si, mas talvez, ele pudesse ajudá-los com o tema.

    O podcast do site Mitografias (Papo Lendário) também fez um programa sobre o assunto
    (http://www.mitografias.com.br/2012/01/10/papo-lendario-59-monstros-que-so-um-amigo-de-um-amigo-meu-viu/), é um assunto pouco comentado na mídia podcast e na mídia em geral, seria interessante um gavestática sobre o assunto, pois entra bem na pegada de bizarrices sobrenaturais de vocês, o problema seria arranjar tempo pra vocês pesquisarem sobre o assunto.

    No mais, fico à disposição.

    Felicidades!

  17. Diego Ferreira disse:

    Só uma curiosidade Waterworld pode ser considerado um filme pós apocalíptico??

    Bom espero que o próximo gavestatica seja menos sombrio(o de creepypasta não me arrisquei a ler nada sobre) e ja to no aguardo do próximo gavestatica

    PS: Se desejar aniversario atrasado dar azar coitado do polar kkk

  18. Tarta disse:

    Todos vivos. Que bom

  19. Pablo Grilo disse:

    Muito bom vocês voltarem, bicho. Um dos poucos podcasts nerds sem pretensão.
    Abs

  20. seiyanerd disse:

    Pô, o Gavestática está voltando aos poucos, mas e as aulas de Podcast?

  21. Fabio Rangel disse:

    Fala gente!

    Gostei muito do podcast. Sinceramente, este foi o primeiro podcast que eu ouvi de vocês e já me surpreenderam.

    Senti falta de citarem o filme “Extermínio”, que também é pós-apocalíptico com bastante ênfase na natureza humana.

    Só para constar, achei vocês procurando no google:

    podcast cinema -rapadura

    Abraços!

  22. Tio Sam disse:

    Muitoo bom o cast! parabens!

  23. Aline disse:

    Olá,

    Que felicidade! Eu retorno de viagem e a primeira notícia boa é ver que tem Gavestática novo.

    Nesse ano de 2012 o que mais vai ter é coisas sobre fim do mundo, então realmente um programa sobre o futuro após este “fim” tem muita relevância.

    Ficou faltando o futuro pós-apocalipse-aquático do filme ‘Waterworld’, que apesar de não ser um filme bom e todo mundo viver denegrindo todas as pessoas que participaram da produção (de faxineiro a diretor), é algo a se considerar. Afinal de contas sempre tem algum grupo de pesquisadores alertando sobre a aceleração do derretimento das calotas polares e como isso fará subir o nível dos ocenaos e mares. Uma coisa legal desse filme foi ver uma mutação legal em humanos, que realmente era útil no novo ambiente do planeta, coisa que os outros exemplos de apocalipse dificilmente exploram.

    Aí está um ponto interessante nesses futuros pós-apocalipticos: evolução humana. Geralmente o que é mostrado como “evolução do ser humano” é a intensificação das piores características da nossa raça: egoísmo, violência, avareza, etc. Ou então as mutações grotescas que acontecem com alguns humanos e que os transformam nos ‘monstros-vilões’ da história. Evolução/Mutação humana sempre é o problema ou perigo dessas história, dificilmente algo que realmente vai ajudar ou seja positivo para a raça. No filme do ‘Waterworld’ foi a primeira vez que vi uma ‘mutação positiva’.

    Mudando de apocalipse, queria saber se existe algum filme que mostra um futuro onde o sol se extinguiu. Quando fui pensar nas coisas que permitem a vida na terra, depois da água eu pensei no sol e fiquei lembrando que existem alguns filmes sobre tentativas para impedir que o sol ‘acabe’, mas nenhum retratando como seria o planeta sem ele. Cenário sem sol eu só consigo citar o mundo real na saga “Matrix”, onde os próprios humanos (para tentar sabotar a fonte de energia das máquinas) detonaram a atmosfera impedindo a luz solar de chegar ao solo. Mas aí este é um “cenário pós-apocalipse robótico”, o problema do sol foi só uma consequencia da guerra.

    Se alguém souber de algum filme de mundo pós-apocalipse solar, dá um toque. Gostaria muito de ver.

    O programa ficou muito bom, gostei muito de ver que saiu novo. Continuem com o ótimo trabalho e aguardarei ansiosa pelo próximo (venha quando vier).

    Beijos para todos
    =***

    • Panon disse:

      Nunca vi nenhum filme pos-apocaliptico sobre a extincao do sol… Mas existe um filme de ficcao cientifica em que o sol esta para se extinguir e um grupo de cientistas parte em uma missao suicida para renova-lo, Sunshine.

  24. Panon disse:

    Opa, aqui e o “namorado da aline” que teve o e-mail comentado nesse epsodio e eu gostaria de apontar uma canelada sobre o filme 12 macacos:

    O personagem do bruce willis nao voltou no tempo para evitar o apocalipse, pois no iniicio do filme foi dito que alterar o passado nao era possivel, o objetivo dele era conseguir uma mostra do virus original que ainda nao havia sofrido mutacoes para que as pessoas do futuro pudessem desenvolver uma cura. Isso e muito importante de ser salientado pois o filme segue a linha de viagem no tempo que eu defendo, qualquer coisa que voce faca ao viajar no tempo ja ocorreu (ou ira ocorrer) no seu tempo original. E mais ou menos aquele lance das profecias que ao tentar evitar elas a pessoa acaba sendo responsavel pelo se cumprimento (estio Edipo).

    • Fábio Nazaré disse:

      Interssante, não lembrava disso… Mas também, vi o filme deve ter quase uns 15 anos. Mas foi uma ótima lembrança Panon.

  25. Kio (Caio Cesar) - 39 anos - Salto/SP disse:

    Salve, gavestaticaiada.

    Excelente bate papo e grande oportunidade de matar as saudades do Oliver Perez. Aliás, suas “tiradas” continuam rápidas e certeiras. Não perdeu o estilo. =D

    Abração, parabéns pelo programa e sorte aí com os contratempos. Aguardando o próximo.

  26. Neto disse:

    Vocês não vão entrar em hiato de novo não né? ^^

    • Diego Flyfish disse:

      Estamos em um constante hiato, já que nosso tempo está bem limitado em relação a antes. =/
      Mas pelo menos já estamos com uma gravação nova e o papo ficou bem legal, o problema é que a edição está meio devagar devido a esses probleminhas com tempo.

      Valeu Neto, abração!

  27. Kodama disse:

    Que legal! Voltaram, e com um tema que eu curto bagarai!! Escutando!!

  28. Arthur disse:

    Pow achei muito bom podcast de voces muito legal mesmo! continui assim ta exelente pow.

  29. Jonas disse:

    Outro ótimo podcast =)

    Queria expor minha teoria sobre o sucesso desses filmes de apocalipse.

    Tenho impressão que as pessoas estão cansadas da rotina da vida e querem ver acontecer algo que abale o mundo e as elas próprias, que façam elas sair da rotina forçadamente entendem?

    Só uma teoria mas acho que tem um pouco de fundamento =p

    • Diego Flyfish disse:

      Faz bastante sentido. O mesmo talvez possa dizer com aqueles filmes de terror, as pessoas gostam da sensação de medo, de uma forma geral. O ser humano é bizarro. =p

  30. Parabéns pelo Podcast, cheguei até vocês por indicação do @radiofobia.
    Gostei bastante desse episódio e pretendo acompanhar constantemente os lançamentos após escutar os mais ‘antigos’.

    Abraços

  31. Cristiano Marques disse:

    Então galera, antes de tudo, parabéns! Muito bacana o trabalho de vocês! Comecei a acompanhar a pouco, mas to ouvindo direto. Esse comentário me veio a mente logo no começo do cast com o: “Que merda é essa?!” Que passa na cabeça das pessoas durante os fatos que se ocorrem no inicio e todo o desenrolar de uma guerra, e um filme que explodiu na cabeça foi o “Amanhecer violento”.
    Os alunos estão na escola e os paraquedas do exercito inimigo começam a descer, lembrando o trecho em que vocês falam do telefone de presidente pra presidente e tals…
    Enfim, quando criança eu gostava desse filme, hoje já não o vejo com a mesma admiração (crianças se revoltam e acabam com um exercito treinado), mas se encaixa no tema! Espero ter contribuído. Abraço a todos!

  32. PO TA DEMORANDO PRA SAIR UM NOVO GAVESTATICA CARACA ESSE AI TA FAZENDO ANIVERSARIO JA mas foi legal espero que o proximo seja tão bom quanto

  33. jonathan disse:

    o estilo do fallout é dieselpunk

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution