Tutorial: Como fazer um podcast? Aula 1.

E aí pessoal. Pra quem acompanha o Gavestática, sabe que eu tou prometendo umas aulas de podcast em vídeo há um tempinho já. Pois bem, aqui estamos! Preparei uma aula dividida em 3 vídeos com os respectivos temas:

1) Introdução, 2) Gravação e 3) Começando a Edição

Aconselho vocês assistirem em tela cheia para que consigam visualizar melhor a interface dos programas.

Aula 1 – Vídeo 1 – Introdução:

Aula 1 – Vídeo 2 – Gravando a sua voz:

Aula 1 – Vídeo 3 – Começando a Edição:

Com esses vídeos vocês já terão uma boa base de como fazer o seu próprio podcast! Dependendo dos acessos e o feedback de vocês, darei continuidade ao projeto, dando mais dicas e aprofundando na edição dos programas.

Programas citados nos vídeos:

Skype: http://www.skype.com
Call graph: http://www.superdownloads.com.br/download/34/call-graph/
Audacity: http://www.superdownloads.com.br/download/127/audacity/
Wavepad*: http://www.superdownloads.com.br/download/190/wavepad/
Sony Vegas Pro**: http://www.sonycreativesoftware.com/vegaspro

 

* Nunca tive problemas, mas já vi pessoas falando que o wavepad depois de um tempo expira, sendo necessário comprar uma licença para continuar usando. Se isso acontecer com você, tente fazer um downgrade do programa. Isso deverá resolver.

** Como comentei, eu utilizo a versão 8 do Sony Vegas Pro, porém você não deve encontrá-la para comprar porque está desatualizada. Caso faça questão de uma cópia da versão 8 do programa, sugiro que procure na internet. Não deve ser difícil de achar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

73 Comentários para “Tutorial: Como fazer um podcast? Aula 1.”

  1. Yarin disse:

    Muito bom cara, muito bom mesmo, estava esperando alguma coisa assim.

  2. Caio disse:

    Sim, estou esperando esses tutoriais já tem tempinho… Mas só mesmo por curiosidade, pra saber como é o trabalho, etc. ;)
    Boa iniciativa, Diego. Agora aos ouvintes e leitores do blog que fizerem um podcast, não esqueçam de divulgar o Gaveteiro xD

  3. SENPAI disse:

    Pow, queria muito um instrutor de PODCAST, e agora ja tenho, ^^, bom agora e so ver e rever, ate aprender, e finalmente colocar os meu PODCAST, na web, VLW GAVETEIRO.
    PS: ESTOU DEVENDO UM EMAIL, SOBRE UM CERTO PODCAST.

  4. Yarin disse:

    Muito bom mesmo, espero muito as outras aulas, e já estou testando oq vc falou com um amigo aqui…

  5. André disse:

    Muito bom. Eu tinha ouvido falar sobre esse tutorial a um tempo atrás. Eu e o Yarin (aí de cima) estamos querendo fazer um podcast, e quando a gente gravar o piloto queriamos que vocês ouvissem e dessem a sua opinião.
    Só mais uma coisa, todo mundo acha a própria gravada estranha?

    • Diego Flyfish disse:

      Escuto sim, fio. =)

      Só não entendi a dúvida… Tipo, se o cara acha estranho ouvir a própria voz? Se for isso, eu achei por muito tempo, mas agora acostumei.

  6. Yarin disse:

    Minha voz é muito estranha gravada…

    • Vivi disse:

      É mto estranho qdo ouvimos nossa própria voz gravada mesmo…rs Mas, como disse o Diego, depois de um tempo a gente acostuma. =)

  7. Yarin disse:

    O triste é a decepção, eu achava minha voz tão sedutora…

    Not

  8. Seiya Nerd disse:

    olá Diego!
    Assim como no gavestática, e entre outros podcasts, existem vinhetas, Como eu faço uma vinheta, ou como produzir uma vinheta e edita-lá?

    • Diego Flyfish disse:

      E aí, fio… Então, pra fazer vinheta é um pouco mais complicado porque depende da criatividade também. Eu vou tentar dar umas dicas em uma próxima aula… Mas uma dica é usar algum programa para aplicar efeitos na sua voz (eu utilizo o Sound Forge 9, mas deve ter outros melhores). Daí você grava uma chamada e coloca efeito na sua voz, já alguma coisa.

      Eu vou ver se reuno um material legal pra por nos próximos vídeos. Vai depender da aceitação desses.

      Abração!

  9. gabriel teixeira disse:

    ei flyfish, eu baixei o programa mas veio junto outros programas como MixPad, Express rip e outros.

    estes tem importancia ou nao fazem a minima falta?

  10. Andrew Lambo-Kun disse:

    Olá!!
    Legal sua iniciativa,assim varias pessoas poderão entrar pra podosfera(odeio essa palavra),ainda num ouvi o cast de vcs mais já assinei o feed no Itunes…Estou esperando lançar novos videos sobre isso!!!!
    Um Abraço

  11. Cara, como já falei para você nos comentários que deixei no Youtube, EXCELENTE TUTORIAL. Parabéns mesmo. Isso ai é praticamente tudo que o Podcaster novato precisa saber.

    Bom, como falei lá, e como vi que outras pessoas aqui também tem problemas com o microfone e com a própria voz, vou dar a dica.

    O meu problema é que o som das outras pessoas “vazava” para o som do microfone, e ao gravar o meu próprio audio, as vozes dos outros participantes também eram gravados, beeeem baixinho, ao fundo, mas ainda assim perceptível… E na hora de mixar, isso é uma pedra no sapato.

    O problema é que o fio do meu Headset não possui blindagem, então o som dos fones de ouvido interfere no som do microfone. Como no meu Headset o fio é revestido com um tipo de tecido, eu não consigo separar os fios do microfone e do fone de ouvido a fim de faze-los correr separados, evitando assim a interferência.

    Eu consegui reduzir bastante o problema diminuindo o volume dos fones de ouvido no Windows e deixando o ajuste do volume do próprio fone no máximo. Mas ainda assim, havia um vazamento mínimo.

    Porém, o que realmente resolveu meu problema foi comprar outro microfone, separado, e fazer seu fio passar longe do fio dos fones de ouvido. Até envolvi os conectores dos fones com papel alumínio, pois as conexões no computador ficam próximas e ali seria impossível afasta-las.

    Bom, problema do audio resolvido, mas havia outro problema a resolver, que é a qualidade do som… Meu microfone de 15 reais realmente deixava a minha voz muito feia. Além disso, ficava sempre aquele ruido de fundo, que por mais que eu tenta-se, não conseguia remover completamente usando a dica do tutorial. Ou removia demais e estragava ainda mais a voz, ou removia de menos e ele continuava ali.

    A solução, neste caso, vou comprar um Microfone com condensador. Pesquisando um pouco, eu descobri que esse tipo de microfone precisa de alimentação elétrica especial, que só pode ser fornecida por uma mesa de som… E depois de ver o preço, eu quase desisti do projeto. Até que me apareceu o microfone Behringer C-1U, que é um microfone profissional, com condensador, mas que é ligado diretamente a porta USB do computador, e portanto, não precisa de mesa nem de nenhum outro equipamento.

    O negócio é milagroso. Resolveu completamente meu problema, deixou a minha voz parecida com a de um radialista, e o preço, ao meu ver, não é absurdamente alto. Valeu muito a pena. Nem é preciso usar filtros para remover o ruido, pois o som é limpo e cristalino.

    Procure no Youtube por “Unboxing Behringer C-1U” e veja o vídeo do IvoVargas. Neste vídeo ele testa o microfone em várias situações e compara com esses microfones comuns de computador.

    Agora, vamos as minhas dúvidas:
    1) Existe algum fórum ou grupo de discussão para Podcasters Brasileiros? Eu procurei bastante, mas não encontrei.

    2) Onde conseguir sons de efeitos especiais? Existe algum diretório gratuito para isso?

    3) Vinhetas: Existe algum diretório de musicas curtas, usadas para vinhetas mesmo?

    4) Plug-in para WordPress: Qual(is) plugin vc usa no seu blog para gerir o seu Podcast?

    Mais uma vez, obrigado pelo espaço e pelo Tutorial. Estou ansioso pela próxima aula!

    T+

    • Diego Flyfish disse:

      Valeu brother! Eu ia esperar pra falar sobre algumas dessas coisas na próxima aula, mas como não sei se vai demorar pra sair, então lá vai:

      1) Cara, tem umas comunidades no Orkut, mas o pessoal usa mais para divulgar episódios novos do que debater mesmo. Nunca achei um fórum descente especializado no assunto.

      2) Eu peguei muitos dos meus em comunidades do Orkut de Efeitos Sonoros, mas hoje em dia pego quase tudo no http://www.soundsnap.com/. Você só pode baixar uns 5 efeitos por semana (ou mês, sei lá), mas pode escutar quantos quiser. Então nada impede que você use um programa pra gravar os o som do seu pc, aí você grava de lá.

      3) Nesse mesmo site, você também pode encontrar isso. É só saber procurar… Tenta procurar por jingles ou algo parecido.

      4) A maioria das pessoas usa o Podpress, acredito, mas atualmente estamos usando o Power Press aqui no Gaveteiro. Tá bem satisfatório.

      Forte abraço!

  12. ERRATA:

    1) (…) as vozes dos outros participantes também eram GRAVADAS. (…)

    2) A solução, neste caso, FOI comprar um Microfone com condensador.

    Valeu!

  13. Só passando aqui novamente para agradecer pelo tutorial. Graças a ele, consegui gravar o meu primeiro Podcast. Se tiver interesse em dar olha olhada como ficou, ai vai:
    http://www.motocast.com.br/motocast-1-bmdafra/

    Valeu!

  14. Fábio Nazaré disse:

    Tenho uma dúvida, quando você exclui essas partes de silência nas trilhas de áudio, isso ajuda a reduzir o tamanho do arquivo renderizado?

  15. TUNIM SENPAI disse:

    Amigo FLYFISH, quando sairao os novos tutoriais, ja coloquei o podcast on, bom isso e outra historia, na proximo vc por favor quando publicar, fazer publica como colocar o player no blog, tinha mais alguma coisa mas agora eu tenho que devolver o NOTE DO MEU AMIGO ELE TEM TRABALHO RPA FAZER.
    GRANDE ABRAÇO, BJO NA VIVI. ^^

    • Diego Flyfish disse:

      E aí, Sempai. Beleza?

      Cara, ainda não tenho uma previsão… Pra falar a verdade, eu nem achava que o pessoal ia curtir tanto e acabei não me programando direito pra fazer uma segunda parte. E no momento a gente tá meio atarefado (vide a falta de posts no blog nas últimas duas semanas), mas assim que eu tiver uma previsão, devo tá anunciando no twitter do site e no gavestática.

      Fico feliz que tenha gostado das aulas. Isso me motiva a continuar!
      Forte abraço, brother.

  16. Jacques disse:

    Muito boa a iniciativa de você de disponibilizarem este material imprescindível para quem está querendo criar seus próprios casts.
    Sobre a diferença entre o som de nossa voz falada e dela gravada, isso ocorre porque, quando falamos a transmissão do som até o ouvido se dá, na maioria, pelo osso da mandíbula.
    No caso de ouvirmos nossa voz gravada, isso não ocorre, daí a diferença.
    Valeu.

  17. Tati disse:

    1-Parabens pelo trablaho de vcs no pod to muita risada.
    Otimo tutorial Diego tem previsao para proxima video aula de como produzir uma vinheta e edita-lá? aguardando ANSIOSA*_*

    • Diego Flyfish disse:

      Oi Tati, valeu por todos os elogios, tanto do Gavestática como da aula. Fico muito feliz, mas infelizmente não tenho previsão nenhuma para a próxima aula… =/
      Se você é ouvinte nova do Gavestática talvez não tenha percebido ainda, mas até para atualizar o programa tá difícil, aí não sobra tempo nenhum para elaborar as aulas (que dão mais trabalho do que o próprio cast).

      Espero que essa situação mude em breve, mas até lá não dá mesmo. Valeu pelo apoio!

      Abração

  18. Renato disse:

    Olá, parabéns pelo tuto, tenho uma dúvida, há diferença entre o Sony vegas pro e Acid Pro ?

  19. @beeislost disse:

    Só uma dúvida: você disse que usou um headset de uns 15 reais, mais ou menos. Qual a marca/modelo dele? Estou pesquisando sobre qual comprar pra começar e tals, fiquei curiosa :)

    Ah, o tutorial tá muito bom!

    • Diego Flyfish disse:

      Não tou com o fone no momento para te falar, mas se bem me lembro ou era leadership ou da clone. Enfim, você consegue arrumar uns dessas marcas ou outras por essa faixa de preço. O único problema é que não duram muito comigo hehe… Em uns 6 meses, eu tenho que mudar de fone.

      Mas é que eu sou meio ogro, acabo puxando o fio sem querer.

  20. Yuri disse:

    E aí Diego , apesar da dificuldade de ultimamente, existe alguma previsão para uma próxima aula ?

    • Vivi disse:

      Olá, Yuri!
      Cara, acho que deve demorar um pouco ainda, já que agora o pc do Diego acabou de morrer… ='(
      Mas já estamos trabalhando p/ resolver esse “probleminha”
      Abraço!

    • Diego Flyfish disse:

      Fala Yuri! Ainda não, cara. Na verdade, acredito que vai demorar um bocado para a próxima aula =/
      Estou tentando voltar com o gavestática antes, essa é a prioridade. Daí, penso nas outras coisas do blog. Mas valeu por estar acompanhando!

      Forte abraço

      • Yuri disse:

        Entendo , espero que possam voltar com o gavestática logo.
        Estou para iniciar um blog com podcast tambem , de inicio será algo bem fechado , relacionado ao RPG. Mas depois que pegar jeito eu devo expandir os horizontes e iniciar um projeto mais genérico.
        É isso , boa sorte para vocês. Abraço.

  21. Por favor, Diego.

    Faça a vídeo aula sobre trilha sonora. Muito boas as áulas.

    • Diego Flyfish disse:

      Velho, eu gostaria muito de estar com um tempo disponível pra continuar o projeto… Me sinto culpado em deixar a coisa meio abandonada assim, mas é que está muito difícil mesmo continuar as coisas do blog. =/

      Valeu e foi mal aí!
      Abração

  22. Waldemar Luz disse:

    Cara, parabéns, mesmo!!! Me ajudou IMENSAMENTE no meu podcast, que inicia dia 24 de fevereiro. Quando puder, prossiga com a segunda parte (efeitos, etc…)!

    Valeeu!

  23. Waldemar Luz disse:

    Aí está meu podcast – estilo programa de radio, rsrsrs!

    (link no nick)

    • Diego Flyfish disse:

      Nossa, tema super específico do seu cast!

      • Waldemar Luz disse:

        Amigo Diego,

        Mande algumas sugestões e críticas, por favor!

        O blog está bombando, especialmente na Alemanha… até alguns artistas lendários estão mandando músicas e colocando reportagens em seus sites pessoais.

        SOS!! A responsabilidade quadruplicou!!!

        ;-))

        • Diego Flyfish disse:

          Então cara, particularmente eu não cheguei a escutar tanto do programa porque não é um assunto que me interessa, porém pelo o que pude perceber, você já começou seu cast com uma qualidade legal. A única crítica que eu faria, pelo pouco que escutei, é em relação a sua desenvoltura, achei você um pouco travado, porém isso é algo absolutamente normal no começo (basta escutar o primeiro episódio de quase qualquer podcast). Com o tempo você vai ficando mais livre e conseguirá passar a mensagem de uma maneira mais flúida.

          Muito bom que já está conseguindo um avanço considerável logo no início, cara. Sucesso aí. =]

  24. jonas kun disse:

    muito bom o tutorial. mas tenho super duvidas.
    que serviço seria legal pra hospedar no blogger?
    tentei fazer um wordpress mas n entendi nada, da umas dicas ai. eu tenho q pagar um servidor é?

    • Diego Flyfish disse:

      A gente aqui ja usou o podpress (mas deixamos de lado por não aguentar muitos episódios), depois o Mevio (que era bom, mas além de complicado, do nada começou a bloquear várias contas). Esses eram grátis. Hoje nós contratamos o Uol para hospedar o site e os casts.

  25. marcos disse:

    cara tem algum programa de audio FREE pq eu não sei se o meu vai dar muito certo

  26. magali disse:

    Sou professora e gostaria de utilizar podcast nas minhas aulas, porém precisaria aprender como fazê-los.
    Obrigada pela explicação.

  27. Maria Angelica Costa disse:

    Caro Diego,

    Você está de parabéns, suas aulas foram muito boas, claras, focadas e bem detalhadas.Espero que você tenha tempo para continuar!

    Estou pretendendo fazer uns Podcasts de Gerenciamento e Planejamento de Projetos para area Oleo e Gas, e suas explicações me incentivaram muito,pois da forma que voce apresentou pareceu-me ser mais fácil do que eu pensava. Vou começar e qq dúvida volto para pedir sua ajuda.

    • Diego Flyfish disse:

      Podcast tá virando coisa séria mesmo! Nunca imaginei que um dia veria um sobre Gerenciamento e Planejamento. Bom saber! Obrigado pelos elogios e espero que dê tudo certo no seu projeto, Maria.

      Forte abraço.

  28. M.Angelica Costa disse:

    Oi Diego,

    Sim nesta área se usa muito, pois como somos sempre super ocupados , o tempo que temos para estudar , digo reciclar é pequeno , então poder adquirir conhecimento ouvindo um podcast na condução, na ginastica ou caminhando, nos ajuda muito.

    Estes Podcasts são simples, apenas uma voz gravada falando sobre um determinado assunto. Eu baixei o Wave Pad Pro porem não estou conseguindo tirar todo o ruído, pois quando o ruido desaparece ha uma distorção da voz. Voce poderia me aconselhar outro programa Free.

    abçs,
    Angelica

    • Diego Flyfish disse:

      Tenta o Audacity. Eu não gosto muito dele de uma forma geral, mas nessa parte de remoção de ruído eu o considero bastante eficiente, por ser um programa free. Acredito até ser melhor que o wavepad, só não falei dele no vídeo para não complicar, listando um monte de programas diferentes.

  29. EABR0 disse:

    Excelente tutorial, só que, eu quero gravar com meus amigos ao mesmo tempo, sem cada um grava. Como faz?

  30. EABR0 disse:

    Mil perdões, já vi. Obrigado!

  31. richardson eduardo nunes costa disse:

    Muito obrigado cara!

  32. Boni disse:

    Colega, gravei aqui o podcast, mas na hora de editar estou com um problema. São 4 faixas de áudio. 3 estão normais. A outra está como se o cara estivesse falando em slow motion. Eu ajustei o “rate” dele, e consegui fazer a voz ficar normal, entretanto ao fazer isso, as outras 3 faixas ficam com voz em fast motion (tipo voz de esquilo). Como resolvo isso?

    Valeu.

    • Diego Flyfish disse:

      Quando isso acontece, eu costumo usar o sound forge para arruma o sample rate, mas acho que o próprio vegas faz isso. Não tem como ajustar somente a faixa zuada? Se não tiver, tenta abrir no vegas somente esta que está distorcida, arruma e renderiza ela separada. Depois abre sua edição com o arquivo corrigido. Deve dar certo. Abraços

  33. Boni disse:

    Oi, valeu a resposta.

    Foi a faixa de um colega, que salvou numa configuração diferente. Foi só eu salvar a faixa novamente pelo wavepad com as configurações certas que ficou normalzinho.

    Mas tenho outra dúvida.

    Depois que eu editar tudo, o que eu faço? Mesclo todas as faixas e salvo? Salvo com as faixas separadas uma da outra? E depois, tem que converter o arquivo .veg?

    • Diego Flyfish disse:

      Seleciona tudo e renderiza como mp3 ou outro formato de sua preferência. O Arquivo .veg é somente para trabalho, do prórpio vegas (por isso ele é tão pequeno), não é um formato de áudio.

  34. Levi disse:

    Olá, gravei uma conferencia so com duas pessoas (eu e meu amigo) com o call graph. Não gravei pelo wavepad (que agora é pago) e nem no audacity.No final o arquivo unico, ficou com duas faixas, minha voz de um lado do audio e a voz dele de outra. Fiz um teste renderizando só alguns segundos para ver se as vozes ficavam no centro, mas não deu certo. Como eu faço para juntar as duas faixa ou mesmo separa-las?

  35. Rodrigo Oliveira disse:

    Muito massa, cara! Tempo que eu procurava um tutorial assim, simples e eficiente. Parabéns e que venham os outros!

  36. penha disse:

    OLÁ, ISSO SERIA POSSÍVEL SER FEITO COM DOIS CELULARES GRAVANDO EM LUGARES DIFERENTES E DEPOIS COLOCA_LOS NO VEGAS APENAS A IMAGEM DE UM VÍDEO, COM O ÁUDIO DOS DOIS CELULARES ?
    PRECISO MUITO DESSA RESPOSTA, E SE TEM COMO SEPARAR O SOM DEPOIS Q FOI GRAVADO DE VOLTA AO CELULAR.

  37. Felippe disse:

    Cara, você vai ajudar a realizar um antigo sonho meu que era fazer rádio!

    Um abraço enorme pra vc!

  38. Kurt disse:

    Muito bom cara! Era exatamente isso que eu estava procurando! Muito bem explicado e detalhado! Parabéns e obrigado!

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution
2011 animação anime análise ação batman cavaleiros do zodíaco charge cinema comédia corrida critica desenho engraçado ET fantasia ficção filme filmes flash formula 1 game guerra história histórias humor internet jogo jogo em flash jogos livro música nerd pc plataforma podcast quadrinhos receita review rock Star Wars suspense terror Tirinha vídeo