GavetaGrid – Os tipos de pilotos da F-1

Salve salve traças do Gaveteiro.com, hoje é dia de paredão! De um lado, temos os pilotos de puro talento, surgidos das categorias de base que as equipes de F-1 custeiam ou descobertos por caçadores de talento; do outro, estão aqueles que carregam poderosos patrocinadores particulares, capazes de financiar até uma equipe inteira; correndo por fora estão aqueles esforçados, que subiram de categoria em categoria, normalmente chegando à F-1 mais amadurecidos e com alta quilometragem em experiência. Quem deverá ser eliminado nesta temporada de 2011?

Vamos lá! Na maior categoria do automobilismo mundial, a tecnologia impera, chegando a ser fator determinante para a vitória ou a derrota na pista, mas o piloto ainda faz toda a diferença dentro de um carro de alta performance. Pena que nem todos tenham visto Ayrton Senna, Nelson Piquet, Alain Prost e Nigel Mansell competirem juntos em uma época na qual o piloto era, de fato, o diferencial na competição, esse fora o auge da F-1. Até meados dos anos 90, a F-1 era onde os melhores pilotos do mundo se reuniam, provenientes (por mérito) de diversas categorias menores, somente o talento impulsionava a carreira dos profissionais até a F-1. Lá estavam os melhores e ponto!

Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet

É evidente que essa importante peça, encontrada entre o volante e o banco, tem suas variantes, posto existirem os melhores na elite (putz!). Os gênios sempre foram o charme da categoria, daqueles de quem se poderia esperar o impossível… Imaginem quando dois ou três desses loucos estavam na mesma pista! Hoje os tempos são outros, os pilotos são um elemento a mais na complexa equação que é uma equipe, um elemento importante, mas não insubstituível, como faz prova a “dança das cadeiras” anual em relação aos postos de pilotos, os quais, dificilmente esquentam o mesmo banco por mais de dois anos seguidos.

Os anos 2000 estão sendo marcados pela procura obsessiva por desempenho nas máquinas, estas cada vez mais caras e descartáveis (pois todos os anos o regulamento da construção dos carros muda, aproveitando-se pouca coisa e equipamento da temporada passada), obrigando as equipes na procura de patrocinadores que custeiem as inovações tecnológicas impostas pela competição. Infelizmente, as equipes menores acabam por não conseguir patrocínios expressivos, forçando-as a “vender” postos de pilotos para profissionais “pagantes”, ou seja, aqueles que trazem seus patrocinadores particulares a uma equipe de F-1. Tal prática acaba por aposentar bons pilotos em detrimento daqueles a quem o talento não é a principal virtude.

Interessante é que no próprio grid, conseguimos identificar – de forma bem clara – os três tipos de piloto citados na entrada deste artigo. As equipes grandes, as quais normalmente já são patrocinadas por empresas ricas, tem o luxo de ostentar pilotos de puro talento, inclusive muito bem pagos; as equipes intermediárias empregam profissionais de carreira, maduros, mas que não demonstram a genialidade dos campeões; as equipes mais pobres tem, ao menos, um piloto que está ali com a finalidade de financiar o desenvolvimento dos carros, na maioria dos casos são jovens e com pouca experiência no automobilismo, ou vindos de categorias muito inferiores.

Pois bem, estamos falando de F-1, a categoria automobilística de destaque, a maior. É lá que as inovações surgem e chegam a equipar, anos depois, os veículos de passeio e é pra ela que os holofotes estão virados. Por ser cara e especial, não deve comportar equipes com baixo orçamento, sob pena de banalização do esporte de elite. Deve ser eliminado aquele piloto que não chegou à categoria, pura e simplesmente pelo seu talento, como o era no passado… Ai que saudades! Devo justificar o meu voto?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

3 Comentários para “GavetaGrid – Os tipos de pilotos da F-1”

  1. Boba disse:

    Gostei! Sai toda semana?

  2. Igor disse:

    Sai todo domingo! Abraço!

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution