Desenterrando Tranqueiras: Canal Locomotion

PhotobucketTraças nostálgicas, bem-vindas! Aqui é o Fábio Nazaré invadindo a coluna alheia para falar um pouco sobre um dos marcos da animação da TV por assinatura no Brasil, o bom e velho canal Locomotion. Este esquecido canal, quase sempre relegado aos pacotes básicos das grades das operadoras, veio despertar em mim o apreciador de desenhos animados perdido na recém-entrada na adolescência, além de trazer consigo uma programação variada e estufada de boas séries, ou não.

Criado em 1996 pela organização venezuelana Cisneros, o canal iniciou seus trabalhos no Brasil através da finada DirecTV, ocupando o canal 115, sendo transmitido originalmente a partir de Miami. Em 2004, o centro de transmissão foi deslocado para Buenos Aires, onde permaneceu até serem encerradas as atividades. Apesar de já no início o foco da Locomotion ser o retrô, a programação era basicamente infantil, composta basicamente por desenhos oitentistas, como He-Man, She-Ra, Comandos em Ação e Os Defensores da Terra. Entretanto, no final dos anos 90 a direção começou a ser alterada para as animações adultas e para os animes. Foi neste momento que o canal amealhou a legião de fãs que até hoje lembram com saudade das várias madrugadas nerds assistindo desde O Barão Vermelho até South Park.Photobucket
De fato, acredito eu, até o início dos anos 2000, a Locomotion era o único canal voltado exclusivamente para a disseminação da animação adulta no país. Apesar de não ter alcançado grande sucesso, como o Cartoon Network, por exemplo, a Locomotion, conseguiu se inserir num nicho bastante maltratado pelos programadores das TVs por assinatura na época. Falo daquele público que acabou de entrar na vida adulta, que procura séries mais maduras, humor mais escrachado, mas ainda lembra com saudade dos momentos da infância passados na frente da TV durante um sábado pela manhã.
As próprias propagandas do canal, tanto as auto-afirmativas quanto as que tratavam das atrações que eram transmitidas, eram um espetáculo à parte, e lembravam bastante as antigas publicidades que eram vinculadas na MTV. Só para se ter uma idéia das séries que eu acompanhava com certa freqüência, vai aí uma pequena lista: Robotech, South Park, Evangelion, O Crítico, Ӕon Flux, Bob e Margaret, Ren e Stimpy, Alexander Senki, Gene Shaft, Arjuna, Conan, Carland Cross, Those Who Hunt Elvis, Silent Möbius…Photobucket Vários animes famosos e longas também passaram pela programação do canal, como Akira, Blue Seed, Saber Marionette J,, Candidate for Goddess, Nightwalker, Ghost in the Shell e Wallace & Gromit. Para os mais alternativos, o canal disponibilizava uma faixa da programação para curtas-metragens e animação experimental, chamado Locotomia.
Infelizmente, o canal foi adquirido em 2005 pela Sony Pictures Entertainment, que acabou realizando a substituição da Locomotion pelo Animax, voltado exclusivamente para animação japonesa e distante anos-luz da qualidade e diversidade que a Loco oferecia. Assim como eu, muita gente se sentiu órfã de um canal que não fosse voltado totalmente para um público animefreak. Mas é isso, recordar é viver! Até a próxima!

Deixe um comentário, ou trackback para o seu site.

12 Comentários para “Desenterrando Tranqueiras: Canal Locomotion”

  1. Tarta disse:

    Putz não recordava desse canal, tb não itnha tv a cabo, na epoca não era tão acessivel. A programação realmente devia ser muito boa.

  2. Diego Flyfish disse:

    Eu adorava Locomotion. Era um dos meus canais favoritos na directv, se não O MAIS.

    De madrugada para uma animação em massinha muito sacana Hahaha… Era muito engraçado.

  3. gabriel teixeira disse:

    cara, q pena q locomotion saiu do ar…

    entrou no lugar o animax q agora ta uma bosta

  4. Fábio Nazaré disse:

    Locomotion: 1996 – 2005

  5. Fábio Nazaré disse:

    @Fly: Isso, lembro dessa parada, acho que era sábado de madrugada que passava, era uma putaria danda hehe

  6. Milton Rodrigues disse:

    Directv huahauhauah bons tempos 🙂

    Eu não tinha mas ouvia falar direto desse canal e do Evangelion. Parece-me que a programação era diferenciada msm.

    ótimo post 🙂

  7. brunomocsa disse:

    Otimo texto, mas o final a Sony nao adquiriu o canal, mas sim o sinal de transmissao dele…

    E pra quem foi fã daquele canal entrem no meu site:
    http://www.projetoloucomotion.6te.net

  8. Leandro Crone disse:

    porra, esse ae foi ótimo, haha.
    eu lembro que via Locomotion e ficava fascinado com a programação. quando adquiri mesmo peguei no fimzinho e vi a migração para Animax, horrivel ta hoje em dia!

    e entrem no site do brunomocsa , o http://www.projetoloucomotion.6te.net , recomendadissimo, assisto acho que todo dia. abraços !

  9. Neyvidson disse:

    Recordações nostálgicas de uma época em que valia a pena assistir televisão.

  10. dropster disse:

    Cara,eu assisti esse canal quando ele abriu em 1999,numa tv a cabo pirata da minha cidade a VVC,eu já tinha o Cartoon Network,passando dragon ball e Kenshin,mas a Locomotion foi a grande tacada,alavancou a popularidade do Anime,numa época em que a net era discada,e nós gravavamos os episódios em VHS,em aparelhos de videocassette….nossa,velharia mesmo…
    a gente acompanhava anime pela LOcomotion e pelas revistas,têm um colega meu que coleciona revistas até hoje por causa dessa época..
    Cara,foi o canal mais”mãezona”pra quem é fã de animação adulta,não tinha pra adult swim nenhum botar defeito…aliás a Locomotion dá impressão de que foi criada pra ser um adultão swim a programação toda.
    num da nem pra imaginar que um troço tão bom desses veio da venezuela,hahaha,mas o poder da Loco foi tão grande que sua programação já estava alcançando a Europa,entrando o sinal em Portugal.
    Depois da Animax,o canal foi ladeira â baixo,assim como o CN tambêm ia numa curva descendente junto.Sony,visando puxar o saco dos EUA,começou a enxertar o que havia de lixo adolescente enlatado em forma de seriados com cantores pré fabricados a lá miley cyrus,que nem era doida ainda na epoca,pelo menos ninguém sabia.
    A Animax foi virando uma nickelodeon de merda,afinal a Nick é uma merda,mas no final da história,todo mundo se lembra ou se lembrará da Loco TV
    ……..rumores dizem que vão voltar…sei não…

Comenta aí, traça!

Powered by WordPress | Free T-Mobile phones at BestInCellPhones.com. | Thanks to Verizon Wireless, Facebook Games and The diet solution